Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18291
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lidiamaradesouza.pdfPDF/A3.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A relação de alteridade entre professoras e bebês: um estudo de inspiração etnográfica em uma creche conveniada do município de Juiz de Fora
Autor(es): Souza, Lídia Mara de
Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Miembros Examinadores: Martins Filho, Altino José
Resumo: Este trabalho teve por objetivo compreender como se constitui a relação de alteridade e afetividade entre professoras e bebês em um berçário de uma creche conveniada do município de Juiz de Fora. A partir dessa formulação, organizamos dois objetivos específicos a serem alcançados: (i) compreender a relação de alteridade e afetividade nas situações de cuidado/educação entre professoras e bebês; (ii) refletir como a constituição da relação de alteridade e afetividade entre professoras e bebês atravessa a prática pedagógica. Para isso, dialogamos com o filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, tomando por base o conceito de alteridade, e com a teoria histórico-cultural de Vigotski para compreender como a vivência e a afetividade constituem as relações entre professoras e bebês. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inspirada na abordagem de cunho etnográfico. Recorremos à observação colaborativa, registro no diário de campo, produção de notas de campo, fotografias e videogravações do cotidiano institucional. Os dados foram produzidos ao longo do ano de 2023, no período da manhã (quatro horas a cada ida à creche), dois dias por semana, perfazendo um total de permanência na creche durante 192 horas, com a produção de 48 notas de campo e 33h58m de videogravação. Para a análise, consideramos as situações de interação entre professoras e bebês nos momentos de alimentação, sono/repouso e solário. As participantes da pesquisa se constituem de três professoras, com idades entre 27 e 52 anos, uma auxiliar de turma de 34 anos de idade e 11 bebês com idade entre 4 meses e 1 ano e 6 meses. Os dados foram analisados a partir dos excertos produzidos em notas de campo, marcados principalmente por três momentos da rotina institucional: a rodinha musical, os momentos no solário e os momentos de alimentação e repouso dos bebês. A construção da pesquisa propiciou a reflexão sobre os principais momentos que perpassam a rotina institucional: a reflexão sobre a própria organização da rotina, as condições de trabalho das professoras e auxiliares de turma, a relação com os espaços da creche e a relação entre professoras e bebês.
Resumen : This study aimed to understand how the relationship of alterity and affection is established between teachers and babies in a nursery of a partner daycare center in the city of Juiz de Fora. Based on this formulation, we organized two specific objectives to be achieved: (i) to understand the relationship of alterity and affection in care/education situations between teachers and babies; (ii) to reflect on how the establishment of the relationship of alterity and affection between teachers and babies permeates pedagogical practice. To this end, we dialogued with the philosopher of language Mikhail Bakhtin, based on the concept of alterity, and with Vygotsky's historical-cultural theory to understand how experience and affection constitute the relationships between teachers and babies. This is a qualitative research, inspired by the ethnographic approach. We resorted to collaborative observation, field diary records, production of field notes, photographs and video recordings of the institutional daily life. The data were produced throughout the year 2023, in the morning (four hours each time they went to daycare), two days a week, totaling 192 hours of time spent at daycare, with the production of 48 field notes and 33h58m of video recording. For the analysis, we considered the situations of interaction between teachers and babies during feeding, sleeping/resting, and sunbathing. The research participants consisted of three teachers, aged between 27 and 52 years old, a 34-year-old classroom assistant, and 11 babies aged between four months and 1 year and 6 months. The data were analyzed based on excerpts produced in field notes, marked mainly by three moments of the institutional routine: the musical circle, the moments in the sunbathing, and the moments of feeding and resting of the babies. The construction of the research led to reflection on the main moments that permeate the institutional routine: reflection on the organization of the routine itself, the working conditions of teachers and class assistants, the relationship with the daycare spaces and the relationship between teachers and babies.
Palabras clave : Alteridade
Afetividade
Creche
Práticas pedagógicas
Alterity
Affection
Daycare
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18291
Fecha de publicación : 4-feb-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons