https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18282
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
rafaelalemossales.pdf | PDF/A | 5.27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O uso de um ambiente imersivo em 360º para a promoção da atenção e da motivação durante a aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira |
Autor(es): | Sales, Rafaela Lemos |
Orientador: | Ribeiro, Patricia Nora de Souza |
Miembros Examinadores: | Almeida, Sandra Aparecida Faria de |
Miembros Examinadores: | Dias, Reinildes |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar os impactos de um ambiente imersivo em 360º na promoção da atenção e da motivação durante a aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira (LE). No plano teórico, o estudo é fundamentado pelos pressupostos da Noticing Hypothesis (Schmidt, 1990), da Teoria Motivacional de Gardner (Gardner, 1979 e 2010) e pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (Mayer, 2001), além de trabalhos na área de Aquisição de Segunda Língua (ASL), em especial aqueles que abordam o papel da atenção e da motivação nesse processo. Ainda no plano teórico, esta pesquisa resgata a importância dos estudos sobre ensino e aprendizagem de vocabulário de LE, destacando os benefícios da multimodalidade através de ambientes imersivos, em particular, aqueles que usam imagens em 360º. Metodologicamente, a pesquisa se insere no paradigma quali-quantitativo (Denzin, 1978), visto que busca controlar o uso de um ambiente imersivo em 360º para a promoção da atenção e da motivação durante a aprendizagem de vocabulário de inglês como LE. Foram realizados três experimentos com 81 alunos de nível elementar de proficiência em língua inglesa de uma escola da rede pública de Juiz de Fora (MG). Nos experimentos 1, 2 e 3, os grupos de 27 alunos foram expostos, respectivamente, ao ambiente imersivo em 360º, ao ambiente de leitura com glossário multimodal e ambiente imersivo em 360º + ambiente de leitura com glossário multimodal. Os dados foram gerados por meio dos instrumentos de pesquisa a seguir: teste de proficiência em língua inglesa, testes de vocabulário, questionário de identificação, ambiente imersivo em 360º, ambiente de leitura com glossário multimodal, atividade de compreensão escrita e questionário de avaliação da experiência. Os resultados obtidos confirmam os benefícios do ambiente imersivo em 360º para a aprendizagem de vocabulário de LE, bem como para a promoção da atenção e da motivação durante esse processo. Comparativamente, observou-se que a terceira condição de testagem (ambiente imersivo em 360º + ambiente de leitura com glossário multimodal) foi a mais eficaz para a aquisição lexical, apresentando um ganho médio de aprendizagem de 62%, enquanto a primeira e a segunda condições apresentaram ganho médio de, respectivamente, 18% e 28%. Esta pesquisa buscou afirmar a relevância de ambientes imersivos para a promoção da atenção e da motivação no processo de ensino e aprendizagem de LE, bem como trazer contribuições teóricas par a área da Linguística Aplicada ao abordar a atenção, a motivação e a multimodalidade no aprendizado de vocabulário, além de oferecer subsídios práticos para professores de LE. |
Resumen : | This research aims to investigate the impacts of a 360º immersive environment on promoting attention and motivation during the learning of English vocabulary as a foreign language (FL). Theoretically, the study is grounded in the principles of the Noticing Hypothesis (Schmidt, 1990), Gardner's Motivational Theory (Gardner, 1979 and 2010), and the Cognitive Theory of Multimedia Learning (Mayer, 2001), as well as studies in the field of Second Language Acquisition (SLA), particularly those that address the role of attention and motivation in this process. Additionally, this research highlights the importance of studies on teaching and learning foreign language vocabulary, emphasizing the benefits of multimodality through immersive environments, especially those using 360º images. Methodologically, the study adopts a mixed-methods approach (Denzin, 1978), as it seeks to control the use of a 360º immersive environment to promote attention and motivation during the learning of English vocabulary as a FL. Three experiments were conducted with 81 elementarylevel English learners from a public school in Juiz de Fora (MG). In Experiments 1, 2, and 3, groups of 27 students were exposed, respectively, to a 360º immersive environment, a reading environment with a multimodal glossary, and a combination of the 360º immersive environment and the reading environment with a multimodal glossary. Data were generated through the following research instruments: an English proficiency test, vocabulary tests, an identification questionnaire, the 360º immersive environment, the reading environment with a multimodal glossary, a reading comprehension activity, and an experience evaluation questionnaire. The results confirm the benefits of the 360º immersive environment for FL vocabulary learning, as well as for promoting attention and motivation during this process. Comparatively, it was observed that the third testing condition (360º immersive environment + reading environment with a multimodal glossary) was the most effective for lexical acquisition, presenting an average learning gain of 62%, while the first and second conditions showed average gains of 18% and 28%, respectively. This research underscores the relevance of immersive environments for fostering attention and motivation in FL teaching and learning processes, while also contributing theoretically to the field of Applied Linguistics by addressing attention, motivation, and multimodality in vocabulary learning. Furthermore, it offers practical insights for FL teachers. |
Palabras clave : | Multimodalidade Atenção Motivação Aprendizagem de Vocabulário Multimodality Attention Motivation Vocabulary learning |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18282 |
Fecha de publicación : | 20-feb-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Linguística (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons