Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18246
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raphaellabragamartinsveloso.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Reforma do ensino médio no Brasil: desafios da gestão pedagógica no processo de implementação e seus efeitos na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima
Autor(es): Veloso, Raphaella Braga Martins
Primeiro Orientador: Santana, Claudia da Costa Guimarães
Membro da banca: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Gualberto, Andrea Moreli Mendes
Resumo: O proposto caso de gestão, vinculado ao PPGP do CAEd/UFJF, tem como foco de estudo os desafios da gestão pedagógica durante a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), principalmente, com relação às dificuldades que envolvem o planejamento das disciplinas dos Itinerários Formativos e da Formação Básica na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Nova Era, Minas Gerais. Os objetivos específicos do trabalho incluem descrever como a equipe pedagógica proporciona, juntamente aos professores, momentos para o planejamento integrado entre os componentes curriculares; analisar os fatores que interferem na gestão pedagógica da escola, envolvendo os planejamentos dos professores e a realização dos trabalhos interdisciplinares entre os componentes dos Itinerários Formativos e da Formação Básica. E, propor ações para o caso de gestão pedagógica, visando minimizar esses efeitos e ampliar a atuação da equipe pedagógica da escola para a implementação da política do Novo Ensino Médio. A metodologia utilizada é qualitativa, fazendo uso de técnicas como o grupo focal e as entrevistas. O referencial teórico inclui análises de pesquisadores como Ivani Fazenda, Celso Vasconcellos e José Carlos Libâneo, que tratam da gestão pedagógica. A análise do trabalho já apresentou algumas evidências relevantes sobre a gestão pedagógica no Novo Ensino Médio. A partir da observação realizada na EENSF, foi possível observar o reduzido número de reuniões dedicadas ao planejamento e discussões sobre o Ensino Médio. Também a ausência de trabalhos e atividades interdisciplinares envolvendo os conteúdos dos Itinerários Formativos e a Formação Básica, a reduzida presença de metodologias e recursos didáticos inovadores no processo de ensino-aprendizagem, algumas discrepâncias entre os planejamentos dos professores dos Itinerários Formativos e o plano de curso dos seus respectivos componentes curriculares. O presente trabalho também traz a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica no processo de implementação da Lei n.° 13. 415/2017, que alterou a estrutura do Novo Ensino Médio.
Abstract: This thesis is part of the Graduate Professional Program (PPGP) of the Center for Educational Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF) and focuses on the study of the pedagogical management challenges during the implementation of the New High School (NEM), mainly with regard to the difficulties involving the preparation of the Training Itineraries and Basic Training at Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (EENSF) (State School), in Nova Era, Minas Gerais. The specific objectives of this work include describing how the pedagogical team provides, along with teachers, moments for integrated planning according to the curricular components; analyzing the factors that interfere in the school’s pedagogical management, involving the teachers’ planning and the administration of interdisciplinary tasks between the components of the Training Itineraries and the Basic Training; and proposing actions for the pedagogical management case, aiming to minimize these effects and expand the performance of the school’s pedagogical team for the implementation of the NEM policy. As for the methodology, this research is qualitative and utilizes techniques such as focus groups and interviews. The theoretical framework consists of analyses by researchers such as Ivani Fazenda, Celso Vasconcellos, and José Carlos Libâneo, who approach pedagogical management. The analysis has evinced some relevant evidence on pedagogical management in the NEM. Stemming from the observation carried out at EENSF, it was possible to notice: the reduced number of meetings dedicated to planning and discussions about High School; the absence of interdisciplinary tasks and activities involving the contents of the Training Itineraries and Basic Education; the reduced presence of innovative methodologies and teaching resources in the teaching-learning process; and some discrepancies between the planning of the Training Itineraries teachers and the course plan designed by the government. This work also presents the preparation of a proposal for pedagogical intervention within the process of implementing Law No. 13,415/2017, which modified the NEM structure.
Palavras-chave: EENSF
Gestão pedagógica
Novo ensino médio
Planejamento pedagógico
Pedagogical management
New high school
Pedagogical planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18246
Data do documento: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons