https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18240
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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libaniaaraujosilva.pdf | PDF/A | 3.99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Efeitos econômicos de políticas de expansão em educação e a acumulação de capital humano no Brasil |
Autor(es): | Silva, Libania Araujo |
Orientador: | Betarelli Junior, Admir Antônio |
Co-orientador: | Souza, Kênia Barreiro de |
Miembros Examinadores: | Fregulia, Ricardo da Silva |
Miembros Examinadores: | Morais, Ana Maria de Paula |
Miembros Examinadores: | Simonato, Thiago Cavalcante |
Miembros Examinadores: | Vale, Vinícius de Almeida |
Resumo: | A literatura econômica qualifica o capital humano como o conjunto de características, conhecimentos e habilidades que melhoram a capacidade produtiva dos indivíduos, desencadeando efeitos sistêmicos e positivos nos vínculos de produção e demanda de uma economia. Esses efeitos podem ser derivados de instrumentos de políticas direcionados para a expansão do nível do setor de educação, cuja atividade econômica desempenha um papel estratégico na formação de capital humano e na produção de pesquisa e desenvolvimento de um país. No Brasil, os serviços de educação pública representam a principal atividade produtora de P&D no núcleo tecnológico da economia e, portanto, a principal fonte geradora de capital de conhecimento do país. Esta Tese contribui para este debate ao avaliar o papel do setor da educação na geração de capital humano, capital de conhecimento e os efeitos econômicos transmitidos pelos canais diretos e indiretos estabelecidos no sistema produtivo brasileiro. Para tanto, a Tese simula quatro cenários de políticas de expansão ao setor educacional, divididos entre educação pública e privada no Brasil. Os dois primeiros cenários envolvem simulação da ampliação do gasto governamental em educação a fim de aumentar a participação deste tipo de gasto em relação ao PIB, quais sejam: (i) 10% em 10 anos e (ii) 10% em 20 anos. O primeiro cenário acompanha a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), enquanto no segundo envolve a mesma meta, porém em um horizonte temporal mais amplo. Alternativamente, simula mais dois cenários de política de concessão de subsídio à produção do setor de educação privada do mesmo montante dos gastos governamentais simulados para educação pública observados nos cenários antecedentes. Essas simulações adicionais permitem, pois, comparar os impactos gerados pelo segmento público e privado do setor da educação no país sobre os indicadores macroeconômicos e setoriais, bem como os impactos na geração de capital humano e produção de capital de conhecimento. As análises procedem a partir de modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC) nacional de dinâmica recursiva, que já reconhece a Matriz de Contabilidade Social (MCS) e uma relação teórica de fluxo de estoque entre investimento em P&D e capital de conhecimento. Para tratar do acúmulo de capital humano, esta Tese desenvolveu um módulo na estrutura teórica do modelo de maneira que os anos de estudo na educação pública e privada e os salários relativos dos níveis educacionais da força de trabalho definem o grau de qualificação e a decisão de qualificar dos trabalhadores de cada setor econômico do Brasil. Os resultados conclusivos dos quatro cenários sinalizam que enquanto a expansão do gasto público com educação pública gera efeitos positivos sobre o crescimento econômico do Brasil, medido pelo PIB, a implementação de subsídios à educação privada tem efeitos contrários sobre a economia brasileira. Por outro lado, todos os cenários simulados provocam impactos positivos sobre o mercado de trabalho nacional e, em especial, sobre o estoque de trabalhadores altamente qualificados no Brasil, medida que quantifica a acumulação de capital humano. Por fim, verifica-se que uma ampliação dos gastos governamentais em educação pública impactaria acentuadamente os investimentos em P&D e os estoques de capital de conhecimento no Brasil no período projetado. |
Resumen : | The economic literature qualifies human capital as a set of knowledges and skills which improve the productive capacity of the individuals, unleashing systemic and positive effects in the production ties and the demand of an economy. Those effects can be derived from policies directed to the expansion of the education sector, which economic activity performs a strategic role in the formation of the human capital and in the production of research and development in a country. In Brazil, the public education services represent the main productive activity of P&D in the technologic core of the economy, therefore, the main generative source of knowledge capital in the country. This Thesis contributes to that debate in evaluating the role of the education sector in the country in generating human capital, knowledge capital and the economic effects transmitted through the direct and indirect established channels in the Brazilian productive system. Therefore, this Thesis simulates four scenarios of expansion policies to the educational sector, divided between public and private education in Brazil. The first two scenarios comprehend a simulation of increase of the government spending in education for the purpose of increasing the participation of this kind of spending in relation to the GDP, in which: (i) 10% in 10 years and (ii) 10% in 20 years. The first scenario follows the goal of the National Education Plan (PNE), while the second one is involved in the same goal, but in a wider temporal horizon. Alternatively, simulates more two scenarios in the subsidy granting policy to the private education sector production in the same amount of government spending simulated to the public education observed in the previous scenarios. Those additional simulations allow, then, to compare the generated impacts by the public and private segments of the educational sector in the country about the macroeconomic and sectoral indicators, as well as the impacts in the generation of human capital and knowledge capital. The analysis proceed as from a national Computable General Equilibrium (CGE) model of recursive dynamics, which already recognizes the Social Accounting Matrix (SAM) and a theoretical relation to the stock flow between investment in P&D and knowledge capital. To manage the accumulation of human capital, this Thesis developed a module in the theoretical structure of the model in which the years of study in the public and private education and the relative salaries to the educational levels of the workforce define the degree of qualification and the decision to qualify the workers of each economic sector of Brazil. The conclusive results of the four scenarios indicate that while the expansion of the public spending generates positive effects over the economic growth in Brazil, measured by the GDP, and the implementation of subsidies to the private education have contrary effects over the Brazilian economy. On the other hand, all simulated scenarios cause positive effects over the national labor market, in special, over the stock of highly qualified workers, measure that quantify the accumulation of human capital. Ultimately, it is verified that an increase of the government spendings in public education would emphatically impact the investments in P&D and the stocks of knowledge capital in Brazil in the projected period. |
Palabras clave : | Educação Capital humano Equilíbrio geral computável Education Human capital Computable general equilibrium |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Economia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18240 |
Fecha de publicación : | 20-dic-2024 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Economia (Teses) |
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