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Tipo: Dissertação
Título: As contribuições do mestrado profissional em gestão e avaliação da educação pública para o trabalho dos servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF
Autor(es): Morais, Maria Lúcia Marcon Benicá de
Primeiro Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Vilardi, Luísa Gomes de Almeida
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo principal analisar os êxitos e os desafios vivenciados pelos servidores da PROGEPE na implementação do Plano de Ação Educacional proposto nas dissertações defendidas no âmbito do mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP). Além disso, identifica os facilitadores e os entraves encontrados no momento da implementação das propostas, analisa como a PROGEPE/UFJF monitora, acolhe e orienta os servidores visando a essa implementação e apresenta uma proposta de acolhimento das pesquisas para potencializar a viabilidade dessas implementações. Dividida em quatro capítulos, apresenta introdução, a qualificação e o desenvolvimento de pessoas dentro do contexto da administração pública federal, suas normas e determinações, e as implicações destas para a UFJF e a PROGEPE. No capítulo 3, discorre sobre o aporte teórico da pesquisa, cujos eixos norteadores são as organizações, a burocracia e a racionalidade administrativa; o planejamento estratégico; e a pesquisa-ação nas organizações. A metodologia da pesquisa, de natureza descritiva, com levantamento bibliográfico, a leitura e análise das dissertações e entrevistas com os servidores ainda ativos, autores das pesquisas, são apresentadas. Os principais achados da pesquisa confirmam que os servidores não encontram um canal institucionalizado para receber suas propostas e, por iniciativa própria, buscam implementá-las. Relacionando os pontos que permitiram a implementação e as possibilidades que as pesquisas ainda têm de serem implementadas, bem como os entraves que foram encontrados nesse percurso até hoje, a presente dissertação traz um plano de ação para a recepção das pesquisas no futuro, através do acolhimento, análise e a criação de um banco de dados das pesquisas, além de formas de divulgação dos trabalhos.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the successes and challenges experienced by PROGEPE employees in implementing the Educational Action Plan proposed in the dissertations defended within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP). In addition, it identifies the facilitators and obstacles encountered at the time of implementing the proposals, analyzes how PROGEPE/UFJF monitors, welcomes and guides employees aiming at this implementation and presents a proposal for welcoming research to enhance the viability of these implementations. Divided into four chapters, it presents an introduction, the qualification and development of people within the context of the federal public administration, its norms and determinations, and the implications of these for UFJF and PROGEPE. In chapter 3, it discusses the theoretical contribution of the research, whose guiding axes are organizations, bureaucracy and administrative rationality; strategic planning; and action research in organizations. The research methodology, which is descriptive in nature and includes a bibliographical survey, the reading and analysis of dissertations, and interviews with the still active civil servants who authored the research, are presented. The main findings of the research confirm that the civil servants do not find an institutionalized channel to receive their proposals and, on their own initiative, seek to implement them. Relating the points that allowed the implementation and the possibilities that the research still has to be implemented, as well as the obstacles that have been encountered along the way to date, this dissertation presents an action plan for the reception of the research in the future, through the reception, analysis, and creation of a database of the research, in addition to ways of disseminating the work.
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Qualificação
Planos de ação
Qualification
People management
Action plans
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18229
Data do documento: 8-Jan-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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