https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18224
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Dissertação |
Título: | Sistema de gestão escolar SisLAME: estudo para viabilizar o aumento da utilização dos seus recursos por parte dos parceiros da Fundação CAEd |
Autor(es): | Lopes, Diego José de Paula |
Primeiro Orientador: | Paula, Frederico Braida Rodrigues de |
Membro da banca: | Colchete Filho, Antônio Ferreira |
Membro da banca: | Lima, Carla da Conceição de |
Resumo: | Esta dissertação, elaborada no contexto do Programa de Pós-graduação Profissional (PPGP) em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem por objetivo evidenciar como a atuação do suporte técnico do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) pode contribuir para a melhoria da utilização do Sistema para Administração e Controle Escolar (SisLAME) nos municípios parceiros da Fundação CAEd. Especificamente, busca-se: (i) descrever os municípios que utilizam o sistema e as ferramentas disponíveis no SisLAME, mapeando o uso dos itens pelos atores envolvidos; (ii) identificar e analisar os fatores que dificultam e limitam o uso do SisLAME pelos municípios contratantes; (iii) propor ações que possam minimizar barreiras no aproveitamento do sistema pelos usuários e aumentar a capacidade do site em atender às necessidades dos clientes. Optou-se, nesta pesquisa, por uma abordagem de campo, com a aplicação de questionários com os secretários escolares dos municípios contratantes do SisLAME. Essa estratégia visa obter uma visão macro sobre os pontos a melhorar e, a partir disso, formular proposições de aperfeiçoamento. As justificativas frequentemente apontadas para a não utilização do sistema podem se concentrar no usuário, como o desconhecimento da ferramenta, a falta de letramento digital e a resistência às práticas tecnológicas. No entanto, é necessário considerar que parte dessas dificuldades pode estar relacionada ao próprio sistema, que pode não ser intuitivo, de fácil manuseio, ou apresentar limitações de usabilidade. Do ponto de vista teórico, este trabalho está fundamentado em dois eixos principais: a gestão da informação, pois as práticas administrativas envolvem a obtenção, transmissão e armazenamento de informações; e os desafios das práticas tecnológicas. A pesquisa tem uma abordagem metodológica mista, pois combina a análise documental de relatórios técnicos gerados pelo suporte e a aplicação de questionários com os secretários escolares a realização de entrevistas semiestruturadas com atendentes do suporte técnico. Ao final, é proposta uma intervenção, buscando sugerir ações concretas para melhorar o uso e a eficácia do sistema de gestão escolar objeto deste estudo. Espera-se que os resultados desta dissertação identifiquem oportunidades e proponham estratégias para aumentar a utilização dos recursos do SisLAME, permitindo que os parceiros da Fundação CAEd aproveitem ao máximo suas funcionalidades, contribuindo para uma gestão escolar mais eficiente e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da educação. |
Abstract: | This thesis was developed within the scope of the Graduate Professional Program in Management and Assessment of Public Education (PPGP) of the Faculty of Education (Faced) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). It aims to evince how the technical support of the Center for Educational Assessment (CAEd) can contribute to improve the usage of the System for School Administration and Control (SisLAME) in the municipalities partnered with the CAEd Foundation. Specifically, this work aims is to: (i) describe the municipalities that use the system and the tools available on SisLAME by mapping the use of the items according to the actors involved; (ii) identify and analyze the factors that hinder and limit the use of SisLAME by the contracting municipalities; (iii) propose actions that can minimize the obstacles faced by users towards using the system and increase the capacity of the website to meet customers’ needs. The study adopted a field research approach by performing questionnaires with school secretaries from the SisLAME contracting municipalities. This strategy seeks to obtain a macro view of the aspects to be improved and, stemming from there, develop proposals for improvement of the system. It is important to emphasize that the justifications frequently given for not using the system may focus on the user, such as lack of knowledge of the tool, lack of digital literacy, and resistance to technological practices. However, it is vital to consider that some of these difficulties may be related to the system itself, which may not be intuitive, easy to use or present usability limitations. From a theoretical perspective, this work is grounded on two main axes: information management, since administrative practices involve obtaining, transmitting, and storing information; and the challenges of technological practices. The research follows a mixed methodological approach, as it combines document analysis of technical reports generated by support services, the application of questionnaires to school secretaries, and semi-structured interviews with support technicians. Lastly, seeking to suggest concrete actions to improve the use and effectiveness of the school management system under study, an intervention is proposed. It is expected that the results of this work will identify opportunities and propose strategies to increase the use of the SisLAME resources, allowing the CAEd Foundation partners to fully take advantage of its functionalities, contributing to more efficient school management and, consequently, to the improvement of the quality of education. |
Palavras-chave: | Fundação CAEd Secretário escolar SisLAME Sistema de gestão escolar CAEd foundation School secretary School management system |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18224 |
Data do documento: | 17-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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