https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18206
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cintiacastromonteiro.pdf | 24.73 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Fabricação de infâncias na escola em quatro cortejos |
Author: | Monteiro, Cíntia Castro |
First Advisor: | Clareto, Sônia Maria |
Co-Advisor: | Gomes, Giovani Cammarota |
Referee Member: | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento |
Referee Member: | Santos, Diogo José Bezerra dos |
Referee Member: | Lopes, Eduardo Simonini |
Referee Member: | Kasper, Kátia Maria |
Resumo: | A presente pesquisa acompanha a fabricação de infâncias em quatro cortejos que acontecem em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora. Os cortejos movimentam e batucam o currículo escolar, trazendo sons, cores e sabores que inventam uma escola e, com ela, infâncias. Uma mudança político pedagógica sempre em curso faz funcionar uma pedagogia: pedagogia dos cortejos. O primeiro cortejo do ano é o Boi Bumbá, que se articula com a cultura popular brasileira; em seguida, a Menina da Lanterna, que se vincula mais a uma tradição europeia; a Coroação de Reis, que advém de uma matriz de origem africana; o último cortejo, o Auto de Natal, se filia a uma tradição cristã. Os cortejos se constituem como uma tradição em funcionamento, em ação, e vão se dando em meio a disputas que fabricam a ação, devolvendo à tradição sua condição de criação, de invenção. Com isso, vai se constituindo uma fabricAÇÃO de tradições e infâncias ao longo do ano letivo, uma fabricação com efeitos no currículo e suas experimentações de diversidade, em seu escape do campo das idealidades. Uma pedagogia dos cortejos é um campo de disputas, embates, tensões, relações de poder que inventa infâncias, inventa escola, inventa comunidade... Cortejos que profanam o sagrado, que rasgam o tempo escolar, que se desdobram em produções artísticas e em histórias que atravessam memórias ancestrais e culturas populares. Como resistência política ao colonialismo, tocam tambores e convidam crianças, professoras, funcionários e famílias a festejarem em comunidade. A criança, que é cortejada, também corteja, experimenta cortejos com suas professoras antes, durante e depois dos cortejos, como também dentro e fora da sala de aula. Cortejos fabricados em meio a encantamentos, emoções, alegrias, experiências e trocas do coletivo da escola que escuta as crianças e festeja junto com elas. Esta tese é fabricada a partir da tecedura dos acontecimentos da escola no próprio pesquisar. A escola se fabrica em meio às mutiplicidades étnico raciais, à religião, à comunidade, às práticas ritualísticas e vai problematizando as questões que envolvem a diferença. Cortejos que colocam em ação, em experimentAÇÃO, os movimentos e intensidades de uma escola. |
Abstract: | This study follows the fabrication of childhoods within four entourages that happen in a public school in Juiz de Fora, maintained by the latter one. The entourages make movement and drum the school curriculum, bringing sounds, colors and flavors that create a school and, with it, childhoods. Political pedagogical changes that are always in progress make a certain pedagogy works: the entourages pedagogy. The first entourage of the year is “Boi Bumbá”, which articulates with brazilian popular culture; then, “A Menina da Lanterna” (“The Flashlight Girl”), which is tied to an european tradition; the “Coroação de Reis” (“Kings Coronation”), that comes from an african source; the last one, the “Auto de Natal” (“The Christmas Play”), which comes from a Christian tradition. The entourages are constituted as a tradition in functioning, in action, and they go by a competition that creates the action, bringing the tradition back to its condition of creation, of invention. With this, a fabrication (we could say “fabricACTION”) of traditions and childhoods grows along the school year, a fabrication with effects on the curriculum and its diversity exercise, within its way out of an ideality field. An entourage pedagogy is a field of competitions, impacts, tensions and relationships of power which create childhoods, create school, create comunity... Entourages that profanes the sacred, rip the school time, and unfold themselves into artistic productions and stories that cross over ancestral memories and popular cultures. As a political resistance to colonialism, they play drums and invite children, teachers, employees and families to party along with the community. The child that is entouraged also entourages, tries entourages with the teachers before, during and after the entourages, inside and outside the classroom as well. Entourages that are made among enchantments, emotions, joys, experiences and exchanges from the group of the school that listens to the children and party with them. This thesis is manufactured starting from the weave of the school events, from the research itself. The school is produced amidst the ethnic and racial conditions, religion, community, ritualistic practices and goes questioning the issues that concern the difference. Entourages that place in action, in experimentation (we could say “experimentACTION”), the movements and intensities of a school. |
Keywords: | Infância e cultura Escola Pedagogia Currículo Cortejos e ancestralidade Childhood and culture School Pedagogy Curriculum Entourages and ancestry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18206 |
Issue Date: | 25-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License