Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticiafreitasfernandes.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
leticiafreitasfernandes-produtoeducacional.pdf793.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Pensamento proporcional nos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Fernandes, Letícia Freitas
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Zocolot, Alexandre Kruger
Referee Member: Oliveira, Rosana de
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar a introdução do Pensamento Proporcional para alunos dos anos iniciais como parte da sua formação matemática e analisar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para o ensino de temas sobre proporcionalidade como parte do projeto de educá-los matematicamente. O estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, utilizando a pesquisa bibliográfica na busca pelo desenvolvimento do produto educacional. O referencial teórico adotado no estudo e na produção das tarefas foi o Modelo dos Campos Semânticos e aspectos da Teoria Histórico-Cultural. Como um dos resultados da pesquisa, foi produzido um produto educacional caracterizado por uma sequência didática para aplicação nas salas de aula do Ensino Fundamental I.
Abstract: The purpose of this research was to introduce Proportional Thinking to students in the early years as part of their mathematical training and aimed to investigate the production of a set of tasks, theoretically referenced, for teaching themes about proportionality as part of the project educate them mathematically. The study is characterized as a qualitative research approach using bibliographical research in the search for the development of the educational product. The theoretical framework adopted in the study and production of the tasks was the Semantic Fields Model and aspects of Historical-Cultural Theory. As one of the results of the research, an educational product was produced characterized by a didactic sequence for application in Elementary School I classrooms.
Keywords: Educação matemática
Modelo dos campos semânticos
Ensino e aprendizagem
Pensamento proporcional
Ensino fundamental I
Mathematics education
Semantic fields mode
Teaching and learning
Proportional thinking
Elementary education I
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons