Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18187
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Dissertação
Título: Linguagem e ensino de ciências: um estudo sobre o gênero textual verbete e sua transposição nos anos iniciais
Autor(es): Dalamura, Anna Carolina Santos Reis
Primeiro Orientador: Magalhães, Tânia Guedes
Co-orientador: Flôr, Cristhiane Cunha
Membro da banca: Reis, Andreia Rezende Garcia
Membro da banca: Crstóvão, Vera Lúcia Lopes
Resumo: Os gêneros textuais têm sido indicados como objetos para aprendizagem, uma vez que constituem-se produtos das ações humanas e, sendo assim, tornam-se profícuos instrumentos para aprendizagem de línguas. Aliados a isso, o ensino de ciências propõe um viés fortemente relacionado às práticas de linguagem dos sujeitos, visto que o aluno, na construção de conhecimentos científicos, o faz via linguagem. Esta dissertação, então, buscou analisar a relação entre o ensino de língua materna e de ciências, numa perspectiva interdisciplinar. Tivemos como objetivo analisar as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, bem como os conhecimentos linguísticos e científicos aprendidos durante o desenvolvimento de um projeto de letramento, que teve como produto final o hipergênero “bichopédia” (BONINI, 2011), cuja principal constituição é feita pelo gênero verbete. Para embasar teoricamente a presente pesquisa, utilizamos diversos autores. No tratamento de questões referentes ao Interacionismo Sociodiscursivo, usamos, principalmente, Bronckart (2009) e Schneuwly e Dolz (2004). No intuito de trazer conhecimentos sobre os verbetes, apoiamo-nos em Porsche, Battisti, Dal Corno, Pozenato (2009), Fontana (2009) e Dionísio (2010). Para abordar a modelização do gênero verbete, usamos Machado e Cristóvão (2006), Barros (2012) e Szundy (2010), as quais relacionam-se aos viés teórico-metodológico do ISD. Uma vez que defendemos um ensino de línguas imerso em práticas sociais e culturais, utilizamos as teorias de Letramento para orientar nosso trabalho, principalmente dos autores como Magda Soares (1998, 2008), Street (1984, 2014) e Ângela Kleiman (1999, 2007), sendo esta também o aporte teórico principal para abordar a importância dos projetos de letramento na escola. Nos últimos anos, foi crescente a preocupação com o Letramento Científico na área das ciências naturais e humanas, cujos principais teóricos advogam uma relação entre ciências e práticas sociais. Autores como MottaRoth (2009), Mendonça e Bunzen (2013), Krasilchik e Marandino (2007), Izabel Martins (2010) e Mortimer, Vieira e Araújo (2010), dentre outros, discorreram sobre essa importante relação, os quais também embasaram nosso percurso de escrita deste trabalho. A metodologia utilizada para comprovar tal afirmação foi a pesquisa-ação, que apontou para o desenvolvimento das capacidades de linguagem por parte dos discentes; além disso, evidenciou a importância do projeto de letramento para a aprendizagem de aspectos linguísticos e científicos. A pesquisa mostra que o gênero verbete, modelizado para indicar as dimensões ensináveis do gênero, é um recurso potencial na aprendizagem de conhecimentos científicos, principalmente na sua circulação social, como numa enciclopédia. Palavras-chave: Verbete; Letramento Científico; Linguagem e Ensino de C
Abstract: The textual genres have been indicated as learning objects, since they are products of human actions and, therefore, they become proficuous tools for language learning. Allied to this, the teaching of science offers bias strongly related to the practices of subject languages, as the student, in the construction of scientific knowledge, is through language. This thesis sought to analyze the relation between native language and science, in an inter disciplinary perspective. We had a purpose to analyze the capacities of language develo ped by the students, as well as linguistic and scientific knowledge learned during the de velopment of a literacy project, which its final product was the hypergenre “bichopédia” (BONINI, 2011), whose main constitution is made by genre entry. To theoretical basis f or this present research, we used several authors. In addressing issues related to sociodis cursive interactionism, we used especially Bronckart (2009) and Schneuwly and Dolz (2 004). In the intention to bring knowledge of the entries, we rely on Porshe, Battisti, Dal Corno, Pozenato (2009), Fontana (2009) and Dionisio (2010). To approach a modeling genre entry, we used Machado and Cristóvão (2006), Barros (2012) and Szundy (2010), which relate to the theoretical and methodological ISD bias. Once we defend a teaching of immersed languages in social and cultural practices, we used the Literacy theories to guide our work, especially from authors like Magda Soares (1998, 2008), Street (1984, 2014) and Angela Kleiman (1999, 2007), this also being the main theoretical basis to ad dress the importance of literacy projects in school. In the last years, the concern with the Scientific Literacy in the natural and human sciences grew, whose main theorist advocat e a relation between science and social practices. Authors like Motta-Roth (2009), Mon donça and Bunzen (2013), Krasilchik and Marandino (2007), Izabel Martins (2010), Mo rtimer, Vieira and Araújo (2010), among others, discuss this important relation, which was also based on our writing course of this work. The methodology used to prove this s tatement was an action research, which pointed out to the development of the language capacities of the students; furthermore, the importance of the literacy project has been s hown for the learning of language and scientific aspects. The research shows that the ge nre entry, modeled to indicate the teachable dimensions of genre, is a potential resource in learning scientific knowledge, especially in the social movement, as an encyclopedia.
Palavras-chave: Verbete
Letramento científico
Linguagem e ensino de ciências
Entry
Scientific literacy
Language and science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18187
Data do documento: 8-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons