https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18178
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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higorenanmendesaguiar.pdf | PDF/A | 3.72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da utilização das ferramentas de gestão pedagógica no ambiente escolar: desafios e possibilidades para apropriação dos dados |
Autor(es): | Aguiar, Higo Renan Mendes |
Primeiro Orientador: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Membro da banca: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Membro da banca: | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida |
Resumo: | Em uma sociedade cada vez mais orientada por informações, os dados representam uma ferramenta valiosa, permitindo à equipe pedagógica tomar decisões embasadas em evidências e alinhadas às necessidades educacionais da escola. Este estudo teve como objetivo investigar ações para fortalecer a apropriação dos dados das plataformas Simave e SIGAE pela equipe pedagógica da Escola Estadual Mestre Tomaz Valeriano de Araújo. Com base nesse questionamento, buscou-se analisar como esses dados podem ser utilizados para aprimorar a gestão pedagógica na instituição. A pesquisa realizou uma revisão bibliográfica das principais políticas educacionais de Minas Gerais voltadas para a coleta, gestão e compartilhamento de dados educacionais, complementada por uma discussão teórica com base em abordagens de diversos pesquisadores sobre políticas de avaliação, responsabilização e uso de dados na gestão escolar. A partir da análise dessas ideias, buscou-se construir uma base sólida para compreender o problema proposto. Para aprofundar o tema, foi realizada pesquisa de campo para coleta de dados na escola-alvo. Para isso, foram aplicados instrumentos de pesquisa direcionados ao gestor escolar, especialistas em educação e professores. Foi aplicado um questionário aos professores, enquanto o gestor escolar e a especialista em educação participaram de entrevistas semiestruturadas individuais. Essa abordagem metodológica objetivou compreender como a instituição e sua equipe utilizam os dados das plataformas Simave e SIGAE, além de identificar os principais desafios para o uso eficaz desses sistemas. A análise dos resultados apontou como principais fatores que dificultam o uso dos dados das plataformas na instituição o tempo limitado disponível para trabalhar com essas informações, a baixa confiança nos dados e problemas relacionados à colaboração entre os membros da equipe. A partir dessas informações, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) estruturado em três eixos: gestão do tempo para o uso de dados, fortalecimento da confiança nas informações e promoção do trabalho colaborativo. O objetivo é aprimorar o uso dos dados pelas plataformas pela equipe pedagógica e consolidar uma cultura de uso de dados na escola. |
Abstract: | In an increasingly information-driven society, data represents a valuable tool, enabling the pedagogical team to make evidence-based decisions aligned with the educational needs of the school. This study aimed to investigate actions to strengthen the appropriation of data from the Simave and SIGAE platforms by the pedagogical team at the Escola Estadual Mestre Tomaz Valeriano de Araújo. Based on this question, the study sought to analyze how these data can be used to enhance the pedagogical management at the institution. The research conducted a bibliographic review of the main educational policies in Minas Gerais focused on the collection, management, and sharing of educational data, complemented by a theoretical discussion based on approaches from various researchers on policies for evaluation, accountability, and data use in school management. From the analysis of these ideas, a solid foundation was built to deeply understand the proposed issue. To further explore the topic, field research was conducted to collect data at the target school. For this, research instruments were applied to the school manager, education specialists, and teachers. A questionnaire was applied to the teachers, while the school manager and education specialist participated in individual semi-structured interviews. This methodological approach aimed to understand how the institution and its team use data from the Simave and SIGAE platforms, as well as identify the main challenges for the effective use of these systems. The analysis of the results identified the main factors hindering the use of platform data at the institution, such as the limited time available to work with this information, low trust in the data, and issues related to collaboration among team members. Based on these insights, an Educational Action Plan (PAE) was developed, structured around three pillars: time management for data use, strengthening trust in the information, and promoting collaborative work. The goal is to enhance the use of data from the platforms by the pedagogical team and consolidate a data-driven culture at the school. |
Palavras-chave: | Dados educacionais Avaliações externas Uso de dados Confiança Clima escolar Educational data Educational data External assessments Data use Trust School climate |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18178 |
Data do documento: | 14-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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