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Clase: Dissertação
Título : Apropriação dos resultados das avaliações externas do Sistema Mineiro de avaliação e equidade da educação básica em matemática: estratégias para a melhoria da aprendizagem em uma Escola Estadual
Autor(es): Vilela, Calciolanger do Nascimento
Orientador: Alves, Alesandra Maia Lima
Miembros Examinadores: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Miembros Examinadores: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: O presente trabalho é desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vinculado à Faculdade de Educação. O estudo tem como propósito analisar e refletir sobre a apropriação dos resultados em Matemática do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que compõe as avaliações em larga escala do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). A abordagem de trabalhar com os resultados das avaliações Simave/Proeb em Matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, justifica-se pela identificação de um elevado percentual de estudantes nos níveis de desempenho baixo e intermediário em Matemática. Com base nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar como a gestão da Escola Estadual Marinho Gonçalves se apropria dos resultados das avaliações externas do Simave/Proeb em Matemática, visando propor estratégias de ensino que otimizem o uso desses dados e promovam a melhoria da aprendizagem na disciplina. Os objetivos específicos incluem I) identificar as evidências do baixo desempenho da Escola Estadual Marinho Gonçalves, em Matemática no Simave/Proeb; II) analisar de qual maneira os dados do Simave/Proeb são utilizados pela gestão pedagógica da escola; III) investigar e compreender de que forma os professores e especialistas da escola trabalham com as informações advindas da política pública educacional da avaliação Simave/Proeb; IV) propor estratégias e ações que colaborem na solução de problemas evidenciados, no que tange ao aprimoramento da utilização dos dados, consolidação dos resultados das avaliações externas, contribuindo para melhoria do ensino-aprendizagem de Matemática. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando instrumentos, como estudo exploratório, dos boletins, dos resultados do Simave, do Projeto Político Pedagógico (PPP) e das atas de reuniões de Módulo II; além de instrumentos para pesquisa de campo, com questionário aplicado aos professores e entrevista com o gestor escolar e especialistas. Com base na análise dos dados gerados pela pesquisa, identificamos lacunas na apropriação dos resultados das avaliações Simave/Proeb, especialmente no que se refere à compreensão dos dados, ao trabalho colaborativo e à compreensão de sua política educacional. Além disso, notou-se desafios no uso desses dados para o planejamento escolar, na integração das disciplinas para a responsabilização pelos resultados e na aplicação de estratégias para melhorar a aprendizagem de Matemática na escola. Embora professores compreendam os processos avaliativos, persistem dificuldades na interpretação dos dados contextuais. Para usar os resultados de forma eficaz, é crucial envolvê-los na análise, ampliando a visão das avaliações externas como ferramentas diagnósticas. A gestão enfrenta desafios para promover a apropriação coletiva e interdisciplinar, sendo essencial alinhar avaliação, currículo e práticas pedagógicas para fortalecer a colaboração. Diante desse cenário, apresentamos um Plano de Ação Educacional (PAE), com o objetivo de auxiliar a gestão escolar a aprimorar a compreensão da equipe sobre o Simave/Proeb e promover o uso pedagógico dos dados das avaliações externas para melhorar a aprendizagem.
Resumen : The present work was developed in the Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center of Public Policies and Educational Evaluation from the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), which is linked to the School Education. This study aims to analyze and reflect on the appropriation of results in Mathematics from the Public System for Basic Education Evaluation Program (Proeb), which comprises the large scale tests from the Public Education Evaluation System of Minas Gerais (Simave). This approach of working with primary and secondary school results from Simave/Proeb evaluations on Mathematics is justified by identification of a high percentage of students with low and intermediate performance levels in this subject. Taking this context into consideration, the present research has the general objective of analyzing how the administration of the Marinho Gonçalves State School makes use of the external test results from Simave/Proeb on Mathematics, aiming to propose pedagogical strategies that optimize the use of these data and promote learning in this subject. The specific objectives include I) to identify evidence of low performance levels of the Marinho Gonçalves State School from Simave/Proeb in Mathematics; II) to analyze how the Simave/Proeb data are used by the school’s educational management; III) to investigate and understand how the school’s teachers and specialists work with the information from the Simave/Proeb evaluations’ public education policies; IV) to suggest strategies and actions that contribute to resolving the highlighted issues, regarding better use the data and consolidation of the external evaluations’ results, contributing to better teaching learning of Mathematics. For that purpose, a qualitative research methodology was used, along with instruments such as an exploratory study of the report cards with Simave results, in the Political Pedagogic Project (PPP), in the parent-teacher meetings; as well as field research tools, with a questionnaire answered by the teachers and an interview with the school administrator and specialists. Based on data analysis of the research, we identified gaps in the appropriation of the Simave/Proeb evaluations’ results, especially regarding data comprehension, collaborative work, and understanding of its public education policies. Furthermore, challenges on data usage were noted, as well as integration of subjects for accountability on the results and implementation of strategies to improve teaching Mathematics in the school. Although teachers understand the evaluation processes, difficulties persist in interpreting contextual data. To use the results effectively, it is crucial to involve them in the analysis, broadening their perspective on external assessments as diagnostic tools. Management faces challenges in fostering collective and interdisciplinary ownership, making it essential to align evaluation, curriculum, and pedagogical practices to strengthen collaboration. Faced with this scenario, this study presents an Educational Action Plan (EAP) aiming to help the school’s administration and improve the team’s understanding of the SIMAVE/Proeb, as well as to promote the pedagogic use of external test data for better lessons.
Palabras clave : Apropriação de resultados
Matemática
Simave
Planejamento
Currículo
Appropriation of results
Mathematics
Simave
Planning
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18174
Fecha de publicación : 18-dic-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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