Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18161
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pricillapaollabarros.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Gestão das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de docentes de escola pública
Autor(es): Barros, Pricilla Paolla
Primeiro Orientador: Scortegagna, Liamara
Membro da banca: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: A presente dissertação se desenvolve no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Escola Caminhos do Saber (ECS), com foco no uso das TIC nas práticas pedagógicas. Destarte, esse caso responde à pergunta: quais ações a equipe gestora da ECS pode implementar para que os docentes intensifiquem o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas pedagógicas? O objetivo geral desse estudo é analisar o uso das tecnologias digitais pelos docentes em suas práticas pedagógicas e propor ações para a equipe gestora na disseminação para o uso das TIC na ECS. Os objetivos específicos são: i) descrever o contexto da ECS quanto ao uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas; ii) analisar os motivos que dificultam o uso das TIC nas práticas pedagógicas; e iii) propor ações para a intensificação do uso das TIC nas práticas pedagógicas dos docentes da ECS. O referencial teórico deste estudo abarca as análises de pesquisadores que abordam a gestão escolar e pedagógica e a Cultura Digital, como, Lück (2000, 2009, 2012, 2014, 2017), Kenski (2003, 2018, 2023) e Bruno (2021). Ainda se utilizam as análises de Moran (2000, 2003, 2004, 2013), que abordam a educação inovadora, e Vasconcellos (2010, 2019), que apresenta o planejamento educacional. A metodologia desse estudo possui uma abordagem qualitativa. Para a pesquisa de campo, os instrumentos utilizados são pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com a direção da escola, especialistas e rodas de conversa com o corpo docente. As análises desse estudo apontam três eixos considerados como entraves na implementação das tecnologias digitais na ECS: Eixo 1: A ausência de propostas que incentivem a utilização das TIC como recursos pedagógicos; Eixo 2: O uso concentrado das TIC por alguns docentes; Eixo 3: Ausência de formação docente na escola dos professores para o uso dessas tecnologias. De posse dessas informações, o estudo propõe um Plano de Ação Educacional (PAE) com o objetivo de superar os desafios enfrentados pela instituição e servir como referência para outras escolas interessadas em fomentar o uso de tecnologias digitais. As ações propostas incluem a reestruturação do Projeto Político Pedagógico, a elaboração de um planejamento pedagógico integrado e a oferta de formação continuada na escola para os docentes. Por fim, o estudo apresenta as considerações finais, refletindo sobre o percurso da pesquisa, os desafios enfrentados, as lacunas identificadas e as limitações encontradas com o intuito de contribuir de maneira propositiva para novos estudos sobre o tema.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case studied discusses the use of Information and Communication Technologies (ICT) at Escola Caminhos do Saber (ECS), focusing on the use of ICT in pedagogical practices. Thus, this case answers the question: what actions can the ECS management team implement so that teachers intensify the use of Information and Communication Technologies (ICT) in their pedagogical practices? The general objective of this study is to analyze the use of digital technologies by teachers in their pedagogical practices and propose actions for the management team to disseminate the use of ICT in ECS. The specific objectives are: i) to describe the context of ECS regarding the use of digital technologies in pedagogical practices; ii) to analyze the reasons that makes the use of ICT in pedagogical practices difficult or hard; and iii) to propose actions to intensify the use of ICT in pedagogical practices of ECS teachers. The theoretical framework of this study encompasses the analyses of researchers who address school and pedagogical management and Digital Culture, such as Lück (2000, 2009, 2012, 2014, 2017), Kenski (2003, 2018, 2023) and Bruno (2021). The analyses of Moran (2000, 2003, 2004, 2013), who addresses innovative education, and Vasconcellos (2010, 2019), who presents educational planning, are also used. The methodology of this study has a qualitative approach. For field research, the instruments used are documentary research, interviews with school management, experts and discussion groups with teaching staff. The analyses of this study pointed out three axes considered obstacles to the implementation of digital technologies in ECS: Axis 1: The absence of proposals that encourage the use of ICT as pedagogical resources; Axis 2: The concentrated use of ICT by some teachers; Axis 3: Lack of teacher training at school for teachers in the use of these technologies. With this information in hand, the study proposes an Educational Action Plan (PAE) with the aim of overcoming the challenges faced by the institution and serving as a reference for other schools interested in promoting the use of technologies. The proposed actions include restructuring the Political Pedagogical Project, developing an integrated pedagogical plan, and offering ongoing training for teachers at the school. Finally, the study presents the final considerations, reflecting on the research path, the challenges faced, the gaps identified, and the limitations encountered, with the aim of contributing to new studies on the topic.
Palavras-chave: Gestão escolar
Práticas pedagógicas inovadoras
Tecnologias da informação e comunicação
School management
Innovative pedagogical practices
Information and communication technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18161
Data do documento: 19-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons