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Tipo: Dissertação
Título: A gestão pedagógica na implementação da proposta curricular do novo ensino médio na EE Luiz Salgado Lima
Autor(es): Ferraz, Josiane Badaró
Primeiro Orientador: Almeida, Thiago Gomes de
Membro da banca: Dusi, Cristina Sayuri Cortes Ouchi
Membro da banca: Mattos, Ana Carolina Guedes
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão investiga a gestão pedagógica da proposta curricular do Novo Ensino Médio (NEM) na Escola Estadual Luiz Salgado Lima, situada em Leopoldina, Minas Gerais. O objetivo geral deste trabalho é investigar os problemas de implementação do Novo Ensino Médio na EE Luiz Salgado Lima, identificando causas e possíveis soluções para melhorar o processo de ensino aprendizagem dos educandos. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever os problemas enfrentados pela equipe pedagógica da escola no Ensino Médio no atendimento das alterações curriculares propostas pela Lei 13.415/2017; analisar fatores que interferem na implementação no Novo Ensino Médio na escola; propor estratégias e ações para solucionar os problemas identificados visando melhoria da aprendizagem dos educandos da escola. Para alcançar esses objetivos, a metodologia adotada, de natureza qualitativa, envolveu contato direto e prolongado da pesquisadora com o ambiente investigado. Assim, inicialmente, foi realizado um estudo sobre o processo de implementação do NEM no Brasil, em Minas Gerais e na escola em questão, por meio de pesquisa documental, consultando legislações, documentos e registros arquivados na escola. Em seguida, foi feito um estudo fundamentado em referencial teórico baseado nos trabalhos de autores como Edgar Morin (2000), John Dewey (1897), José Carlos Libâneo (1990), Ivani Catarina Arantes Fazenda (2011), Silvio Donizetti de Oliveira Gallo (1994), Miguel Gonzalez Arroyo (2011) e Maria Elisabette Brisola Brito Prado (2005). Quanto à coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com o gestor, o coordenador do Novo Ensino Médio, uma Especialista da Educação, dois professores e dois alunos líderes de turma. A análise e interpretação dos dados obtidos abrangeram a revisão de temas relacionados ao contexto, como o ciclo de políticas, interdisciplinaridade, planejamento coletivo, pedagogia de projetos e formação inicial e continuada dos professores. A pesquisa revelou que os implementadores da política pública não participaram de sua formulação e também não receberam capacitação adequada para executar as propostas. No que diz respeito ao currículo integrado proposto pela política, a equipe pedagógica da escola enfrenta desafios, como a falta de momentos para reuniões e planejamentos coletivos que permitam o desenvolvimento da interdisciplinaridade. Com base nessa análise, e após a realização da pesquisa de campo, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), que apresenta ações para enfrentar os problemas identificados. As propostas visam à formação continuada dos professores, à criação de espaços para discussões pedagógicas entre a equipe e à elaboração de planejamentos coletivos voltados para a interdisciplinaridade, visando promover um ambiente de aprendizagem que contribua para a elevação dos índices educacionais.
Abstract: This thesis was developed within the scope of the Graduate Professional Program (PPGP) of the Center for Educational Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case investigates the pedagogical management of the New High School (Novo Ensino Médio) (NEM) curricular proposal at the Luiz Salgado Lima State School, in Leopoldina, Minas Gerais. The general objective of this work is to investigate the problems towards implementing the NEM at this School by identifying causes and possible solutions to improve the students’ teaching-learning process. The specific objectives are: to describe the problems faced by the school’s pedagogical team working directly in High School, in accordance with the curricular changes proposed by Law 13.415/2017; to analyze factors that interfere in the NEM implementation in the School; to propose strategies and actions to solve the problems identified aiming to improve the learning of the School's students. In order to achieve these objectives, the qualitative research methodology hereby adopted involved direct and prolonged contact of the researcher with the environment under investigation. Firstly, a study on the process of implementing NEM in Brazil, in Minas Gerais and in the school under study was carried out through documentary research, legislation consultations, documents and records archived at the School. Subsequently, a study, based on a theoretical framework stemming from the research of authors such as Edgar Morin (2000), John Dewey (1897), José Carlos Libâneo (1990), Ivani Catarina Arantes Fazenda (2011), Silvio Donizetti de Oliveira Gallo (1994), Miguel Gonzalez Arroyo (2011) and Maria Elisabette Brisola Brito Prado (2005), was accomplished. As for data collection, individual semi-structured interviews were conducted with the School manager, the NEM coordinator, an Education Specialist, two teachers and two class representatives. The analysis and interpretation of the data obtained comprised the review of themes related to the context, such as the policy cycle, the interdisciplinarity, the collective planning, the project pedagogy, and the initial and continuing teacher training. The results evinced that the policy implementers did not participate in its formulation and did not receive adequate training to carry out the proposals. Regarding the integrated curriculum proposed by the policy, the School's pedagogical team faces challenges, like the lack of specific time for holding meetings and performing collective planning, which would allow for the development of interdisciplinarity. According to this analysis and after conducting the field research, an Educational Action Plan (Plano de Ação Educacional) (PAE) was developed, which presents actions to address the problems identified. The proposals aim at the continuing training of teachers, the creation of spaces for pedagogical discussions among the team, and the development of collective plans focusing on interdisciplinarity seeking to promote a learning environment that contributes to the improvement of the educational indexes.
Palavras-chave: Novo ensino médio
Implementação
Interdisciplinaridade
Planejamento coletivo
Pedagogia por projetos
New high school
Implementation
Interdisciplinarity
Collective planning
Pedagogy by projects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18155
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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