https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18143
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
patriciarodrigueslimarabelo.pdf | 3.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Ensino Médio de tempo integral: contexto de implementação e seus desdobramentos na Escola Estadual Pedagogia da Esperança - MG |
Author: | Rabelo, Patrícia Rodrigues Lima |
First Advisor: | Almeida, Thiago Gomes de |
Referee Member: | Dusi, Cristina Sayuri Cortes Ouchi |
Referee Member: | Mattos, Ana Carolina Guedes |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Trata-se de um estudo de caso da implementação da política pública do Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) e seus desdobramentos na Escola Estadual Pedagogia da Esperança (EEPE), localizada em um município no interior de Minas Gerais, pertencente à região Leste do estado. Este estudo busca discutir a transferência institucional da EEPE a partir da implementação do EMTI. Neste sentido, a questão investigativa para o presente estudo é: quais ações a equipe gestora da Escola Estadual Pedagogia da Esperança pode desenvolver, em parceria com a Secretaria Regional de Ensino e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, para o enfrentamento do desafio de manter os(as) estudantes no Ensino Médio de Tempo Integral? O objetivo geral deste estudo é analisar a implementação do EMTI na EEPE e seus desdobramentos, além de propor ações para o enfrentamento dos desafios relacionados à permanência dos(as) estudantes na escola. Já os objetivos específicos são três: i) descrever os desdobramentos da implementação do Ensino Médio de Tempo Integral na EEPE; ii) analisar as causas das transferências dos(as) estudantes do EMTI, da Escola EEPE para outras instituições de ensino; iii) propor ações para a permanência dos(as) estudantes da EEPE no EMTI. Para tanto, tem-se como suporte teórico as análises de Arroyo (1988; 2011; 2023), Ball e Bowe (1992; 2002), Morin (2003; 2011), Gadotti (2012; 2014), Moll (2010), Cavaliere (2002; 2007; 2009; 2010; 2014), Libâneo (1994; 2004; 2012; 2016), Mainardes (2006; 2011; 2013), Nóvoa (1992; 2009; 2012; 2013; 2017; 2020; 2022), Freire (1980; 1987; 1997) e Hernandes (2020). A abordagem metodológica desse caso de gestão utiliza a pesquisa qualitativa. As técnicas de coleta de dados escolhidas para a realização do estudo de caso foram: entrevistas semiestruturadas e questionários com docentes, pedagoga, estudantes e exestudantes da EEPE. A análise dos resultados desta pesquisa apontou cinco eixos considerados entraves à implementação do EMTI na EEPE: Eixo 1: A falta de diálogo com a comunidade escolar na implementação de políticas públicas educacionais; Eixo 2: Problemas e desafios da arquitetura curricular do EMTI na prática educacional; Eixo 3: Entraves Infraestruturais, técnicos e tecnológico do EMTI; Eixo 4: Necessidades e desafios da capacitação docente, da falta de um regime de trabalho diferenciado e da inadequação dos recursos pedagógicos no EMTI; Eixo 5: Impactos da falta de políticas de incentivo à permanência discente no EMTI. O estudo propõe, ainda, um Plano de Ação Educacional (PAE), com o objetivo de subsidiar a EEPE, SRE e SEE/MG na superação dos desafios do EMTI e servir como referência para a continuidade do programa em outras escolas de Minas Gerais. Por fim, o estudo traz as considerações finais, abordando dificuldades, lacunas e limitações da pesquisa, a fim de auxiliar novos estudos sobre o tema. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It is a case study on the implementation of the Full-Time High School (EMTI) public policy and its implications at the Pedagogia da Esperança State School (EEPE), located in a municipality in the interior of Minas Gerais, in the eastern region of the state. This study aims to discuss the institutional transfer experienced by EEPE as a result of EMTI implementation. In this context, the central research question guiding this study is: what actions can the management team of the EEPE, in partnership with the Regional Education Office and the State Department of Education of Minas Gerais, can develop to face the challenge of retaining students in the Full-Time High School program? The general objective of this study is to analyze the implementation of EMTI at the EEPE and its effects, proposing actions to tackle the challenges related to student retention. The specific objectives are: (i) to describe the impacts of EMTI implementation at the EEPE; (ii) to analyze the causes of student transfers from EMTI at EEPE to other educational institutions; (iii) to propose actions to ensure student retention in EMTI at the EEPE. The theoretical framework is based on the analyses of Arroyo (1988; 2011; 2023), Ball e Bowe (1992; 2002), Morin (2003; 2011), Gadotti (2012; 2014), Moll (2010), Cavaliere (2002; 2007; 2009; 2010; 2014), Libâneo (1994; 2004; 2012; 2016), Mainardes (2006; 2011; 2013), Nóvoa (1992; 2009; 2012; 2013; 2017; 2020; 2022), Freire (1980; 1987; 1997) and Hernandes (2020). This management case study employs a qualitative methodological approach, using semi-structured interviews and questionnaires with teachers, the school pedagogue, current students, and former students of EEPE as data collection techniques. The analysis of the research results identified five key areas as challenges in the EMTI implementation at EEPE: Axis 1: Lack of dialogue with the school community in implementing educational public policies; Axis 2: Problems and challenges of EMTI’s curricular architecture in educational practice; Axis 3: Infrastructural, technical, and technological barriers within EMTI; Axis 4: Needs and challenges related to teacher training, lack of differentiated work schedules, and inadequacy of pedagogical resources in EMTI; Axis 5: Impacts of the lack of policies promoting student retention in EMTI. The study also proposes an Educational Action Plan (PAE) to support EEPE, the Regional Education Office, and SEE/MG in overcoming EMTI’s challenges and to serve as a reference for the continuity of the program in other schools across Minas Gerais. Lastly, the study presents the concluding remarks, approaching the difficulties, gaps, and limitations of the research, in order to assist future studies about the topic. |
Keywords: | Educação integral Ensino médio de tempo integral Transferência institucional Integral education Full-time high school Institutional transfer |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18143 |
Issue Date: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License