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Tipo: Dissertação
Título: Os desafios na implementação do ensino médio de tempo integral em uma escola da periferia do município de Betim
Autor(es): Santos, Karine Oliveira de Freitas
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: Esta pesquisa, realizada entre 2022 e 2024, teve como objetivo geral investigar a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em uma escola estadual de Minas Gerais – aqui tratada pelo nome fictício “E.E. Renascer”. Os objetivos específicos foram: a) descrever a escola e a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral a partir da metodologia de estudo de caso na E.E.Renascer; b) analisar o processo de implementação da referida política educacional à luz da literatura da área e c) propor, a partir dos dados e análises, um Plano de Ação Educacional (PAE) para aprimorar a implementação do EMTI e, em consequência, melhorar a qualidade da oferta do ensino médio na E.E. Renascer. As análises foram embasadas na literatura sobre a educação integral e educação em tempo integral, currículo, política e gestão educacional. Destaca-se a importância, neste trabalho, dos estudos de: Teixeira (1994 - 1997), Ribeiro (1984), Arroyo (2012), Moll (2009), Cavaliere (2002 – 2010) e Demo (2011). Além desses, foram relevantes os estudos sobre política e gestão educacionais e sobre currículo. A partir da metodologia de estudo de caso, foram identificados os estudantes, a direção escolar e os (as) professores (as) como importantes sujeitos para a pesquisa de campo. Foram realizadas rodas de conversas com os estudantes e entrevistas semiestruturadas com a direção e o corpo docente. A partir das análises dos dados da pesquisa de campo, foi elaborado o Plano de Ação Educacional (PAE). Espera-se, com a implementação deste plano, oferecer perspectivas que possam contribuir com a melhoria da oferta de ensino na E.E. Renascer.
Abstract: This research, conducted between 2022 and 2024, had the main objective of investigating the implementation of Full-Time High School (Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI) in a state school in Minas Gerais, referred to, here, by the fictitious name "E.E. Renascer." The specific objectives were: a) to describe the school and the implementation of Ensino Médio em Tempo Integral based on a case study methodology at E.E. Renascer; b) to analyze the implementation process of the mentioned educational policy in accordance with the relevant literature; and c) to propose, based on the data and analysis, an Educational Action Plan (Plano de Ação Educacional - PAE) to improve the EMTI implementation and, consequently, enhance the quality of high school education at E.E. Renascer. The analysis were based on literature related to full education and full-time education, curriculum, policy, and educational management. Notable in this work are the studies by Teixeira (1994-1997), Ribeiro (1984), Arroyo (2012), Moll (2009), Cavaliere (2002-2010), and Demo (2011). Additionally, relevant studies on policy, educational management, and curriculum were considered. Using the case study methodology, students, school management, and teachers were identified as key participants for the field research. Group conversations were held with students, and semi-structured interviews were conducted with the teaching staff. Based on the analysis of the field research data, an Educational Action Plan (PAE) was developed. It is expected that the implementation of this plan will offer perspectives that can contribute to improving the quality of education offered at E.E. Renascer.
Palavras-chave: Tempo integral
Educação integral
Implementação
Desafios
Full-time education
Full education
Implementation
Challenges
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18116
Data do documento: 11-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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