https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18098
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Dissertação |
Título : | A utilização dos resultados da avaliação de desempenho dos servidores como forma de promover seu desenvolvimento profissional: o caso da Escola Estadual Quintino Bocaiuva |
Autor(es): | Barros, Karine Michel da Silva |
Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Miembros Examinadores: | Amorim, Cassiano Caon |
Miembros Examinadores: | Flores, Adolfo Ignacio Calderon |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão buscou analisar o processo de avaliação de desempenho dos servidores da Escola Estadual Quintino Bocaiuva, bem como compreender e discutir a utilização dos dados obtidos neste processo com a finalidade do aprimoramento do desenvolvimento profissional. A pesquisa procurou responder ao questionamento: Como a gestão da Escola Estadual Quintino Bocaiuva pode utilizar os resultados da avaliação de desempenho de seus servidores para promover o desenvolvimento dos profissionais da instituição de ensino? Para responder à questão, a pesquisa objetivou descrever o processo de Avaliação de Desempenho Individual e de Avaliação Especial de Desempenho, ambos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, os quais são utilizados na escola objeto deste estudo; identificar e analisar, com base em referenciais teóricos, os principais entraves para que os resultados da avaliação de desempenho sejam utilizados de forma a colaborar com o desenvolvimento profissional dos servidores; propor medidas para sanar os problemas identificados no uso dos resultados da avaliação de desempenho. Para o desenvolvimento do caso de gestão foram utilizadas pesquisas bibliográficas, levantamento de dados, análise do cronograma e do processo de avaliação de desempenho dos servidores da escola de estudo, entrevista com a gestora da escola, entrevista coletiva com a comissão de avaliação e grupo focal com servidores avaliados no ano de 2023. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, foi possível pontuar os problemas encontrados no processo de avaliação de desempenho, tais como o desconhecimento dos critérios avaliativos, a falta de um trabalho de feedback e o ritmo acelerado das demandas escolares e suas constantes mudanças, as quais prejudicam o andamento do processo de avaliação. Desta forma, foi elaborado um Plano de Ação Educacional com enfoque no processo de avaliação, iniciando tal plano com o estudo deste processo e dos critérios avaliativos, passando pela análise e reflexão dos resultados obtidos pelos servidores avaliados, com a consequente elaboração das metas e ações. O plano ainda passa por outras duas etapas, de modo que a primeira avalia a necessidade de ajustes às metas e ações acordadas pelo servidor e a segunda avalia o que de fato foi cumprido por este. Este material será importante na realização da avaliação de cada servidor. As ações sugeridas no Plano de Ação Educacional visam a utilização do processo de avaliação, bem como dos seus resultados como instrumentos de desenvolvimento profissional dos servidores da escola. |
Resumen : | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master’s Program in Public Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation, Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case aimed to analyze the performance evaluation process of the staff at Quintino Bocaiuva State School, as well as to understand and discuss the use of the data obtained from this process for the purpose of improving professional development. The research sought to answer the question: How can the management of Quintino Bocaiuva State School use the results of staff performance evaluations to promote the professional development of the school’s staff? To address this question, the research aimed to describe the Individual Performance Evaluation and Special Performance Evaluation processes, both of which are used by the Minas Gerais State Department of Education at the school under study; identify and analyze, based on theoretical references, the main obstacles that prevent the Performance Evaluation results from being used in a way that contributes to the professional development of the staff; propose measures to repair the problems identified in the use of the Performance Evaluation results. For the development of the management case, bibliographic research, data collection, analysis of the timeline and the Performance Evaluation process of the staff at the study school were used, interview with the school principal, group interview with the evaluation committee, and focus group with staff evaluated in 2023 were conducted. Based on the results of this research, it was possible to identify the issues found in the Performance Evaluation process, such as a lack of understanding of the evaluation criteria, the absence of feedback mechanisms, and the fast pace of school demands and constant changes, which hinder the progress of the evaluation process. As a result, an Educational Action Plan was developed with a focus on the evaluation process, starting with a study of this process and the evaluation criteria, followed by analysis and reflection on the results obtained by the evaluated staff, and the subsequent formulation of goals and actions. The plan consists of two additional stages, the first of which assesses the need for adjustments to the goals and actions agreed upon by the staff member, and the second evaluates what was actually achieved by them. This material will be important for conducting the evaluation of each staff member. The actions suggested in the Educational Action Plan aim to use the evaluation process and its results as tools for the professional development of the school’s staff. |
Palabras clave : | Avaliação de desempenho Utilização dos resultados Desenvolvimento profissional Processo de avaliação Performance evaluation Use of results Professional development Evaluation process |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18098 |
Fecha de publicación : | 9-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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