https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18054
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Tese |
Título: | A educação ambiental na formação de lideranças jovens em territórios atingidos pela mineração: o desastre como negócio e o empreendedorismo como propósito |
Autor(es): | Cardoso, Viviane Amélia Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Angélica Cosenza |
Membro da banca: | Martins, André Silva |
Membro da banca: | Milanez, Bruno |
Membro da banca: | Campelo, Rita de Cassia Pimenta de Araújo |
Membro da banca: | Layrargues, Philippe Pomier |
Membro da banca: | Henning, Paula Corrêa |
Resumo: | A imposição econômica e política da mineração sobre os territórios emerge como uma forma de poder no capitalismo pela política neoliberal com um caráter em parte discursivo. Isso se evidencia especialmente após grandes desastres socioambientais, como no caso do rompimento da barragem de Fundão na região de Mariana em 2015, o que resultou na criação de uma nova organização: a Fundação Renova. Desse modo, a tese desta pesquisa sustenta que o rompimento da barragem de Fundão evidenciou uma faceta particular do capital: a mercantilização dos desastres. Por sua vez, também sustenta que uma condução educativa empresarial, mediada pela educação ambiental, tem buscado orientar sujeitos à adaptação de desastres nos moldes do empreendedorismo. Com base na Análise Crítica do Discurso, destaco como problema social os sentidos discursivos empresariais da mineração em projetos educativos ambientais em territórios atingidos pelo desastre socioambiental advindo do rompimento da barragem de Fundão. A Fundação Renova, através da formação de Lideranças Jovens, revela essa potencialidade na mobilização educativa de práticas e discursos orientados pelos valores empresariais da mineração, reverberando sobre uma estratégia ideológica e hegemônica neoliberal que pode conduzir a uma educação ambiental prescritiva, individualizada e empreendedora, o que promove uma assimilação intelectual e moral dos/as jovens para uma complacência em relação ao desastre. Deste problema surgem as seguintes perguntas de pesquisa: Quais interesses motivam a Fundação Renova a formar jovens lideranças nos territórios atingidos? Quais sentidos discursivos orientam o Programa de Educação Ambiental voltado para esses/as jovens? É possível identificar, entre os/as jovens, discursos que perpetuam ou desafiam a função ideológica e hegemônica da Fundação Renova? Este estudo tem por objetivo compreender os sentidos discursivos de educação ambiental através do Projeto Júpiter, formação de Lideranças Jovens da Fundação Renova, nos primeiros territórios atingidos pela mineração, analisando, especificamente, as enunciações discursivas dos/as jovens participantes, bem como a presença ou contestação dos discursos empresariais da mineração feitas por eles/as. Como corpus, foram utilizados materiais documentais e entrevistas semiestruturadas com jovens participantes. Os documentos revelaram ênfase sobre três discursos que produzem sentidos sobre a educação ambiental pela perspectiva da educação para o desenvolvimento sustentável: a resiliência como via para a sustentabilidade, o protagonismo juvenil e a autonomia limitada, enfatizando a capacidade individual de adaptação frente às adversidades e de soluções socioambientais alinhadas aos valores empresariais por meio de projetos educativos ambientais. As análises das entrevistas revelaram a identificação dos/as jovens com o discurso empresarial, com ênfase em técnicas de gerenciamento e empreendedorismo. Outro aspecto foi a autoidentificação dos/as jovens como líderes para solucionar problemas socioambientais locais, evidenciando a internalização de papéis na geração de resultados. Esse discurso priorizou pequenas práticas sociais educativas de dimensão técnica e individualizada no enfrentamento de dificuldades complexas em seus territórios. Outros discursos emergiram em resistência aos discursos dominantes: os/as jovens expuseram conhecimentos enquanto outras formas de se mobilizarem para enfrentar os problemas intrínsecos ao rompimento da barragem. Porém, ao contradizer o discurso hegemônico da Fundação Renova, foram constrangidos/as pelo discurso empresarial da mineração na negação de suas formas de saber, agir e ser. |
Abstract: | The economic and political imposition of mining on territories has emerged as a form of power in capitalism through neoliberal policy with a partly discursive character. This is especially evident after major socio-environmental disasters, such as the Fundão dam collapse in the Mariana region in 2015, which resulted in the creation of a new organization: the Renova Foundation. In this way, the thesis of this research argues that the collapse of the Fundão dam highlighted a particular facet of capital: the commodification of disasters. In turn, it also argues that corporate education, mediated by environmental education, has sought to guide people to adapt to disasters along the lines of entrepreneurship. Based on Critical Discourse Analysis, I highlight as a social problem the corporate discursive meanings of mining in environmental educational projects in territories affected by the socioenvironmental disaster resulting from the collapse of the Fundão dam. The Renova Foundation, through the training of Youth Leaders, reveals this potential in the educational mobilization of practices and discourses oriented by mining business values, reverberating on a neoliberal ideological and hegemonic strategy that can lead to a prescriptive, individualized and entrepreneurial environmental education, which promotes an intellectual and moral assimilation of young people towards complacency in relation to the disaster. The following research questions arise from this problem: What interests motivate the Renova Foundation to train young leaders in the affected territories? What discursive meanings guide the Environmental Education Program aimed at these young people? Is it possible to identify, among the young people, discourses that perpetuate or challenge the ideological and hegemonic function of the Renova Foundation? The aim of this study is to understand the discursive meanings of environmental education through the Jupiter Project, the Renova Foundation's Youth Leadership Training program, in the first territories affected by mining, specifically analyzing the discursive enunciations of the young participants, as well as the presence or contestation of the corporate mining discourses made by them. Documentary materials and semi-structured interviews with young participants were used as the corpus. The documents revealed an emphasis on three discourses that produce meanings about environmental education from the perspective of education for sustainable development: resilience as a path to sustainability, youth protagonism and limited autonomy, emphasizing the individual's ability to adapt to adversity and to find socio-environmental solutions in line with business values through environmental education projects. The analysis of the interviews revealed that the young people identified with business discourse, with an emphasis on management techniques and entrepreneurship. Another aspect was the self-identification of young people as leaders in solving local socio-environmental problems, showing the internalization of roles in generating results. This discourse prioritized small educational social practices with a technical and individualized dimension in dealing with complex difficulties in their territories. Other discourses emerged in resistance to the dominant discourses: the young people exposed knowledge as other ways of mobilizing to face the problems intrinsic to the dam collapse. However, in contradicting the hegemonic discourse of the Renova Foundation, they were constrained by the corporate mining discourse in denying their ways of knowing, acting and being. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Discursos empresariais da mineração Desastres socioambientais Formação de jovens Fundação renova Environmental education Mining business discourses Socio-environmental disasters Training young people Renova foundation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18054 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
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