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Tipo: Dissertação
Título: Opinião pública como força política no Brasil: uma análise a partir dos conceitos de público e publicidade (1820-1830)
Autor(es): Reis, Renato de Ulhôa Canto
Primeiro Orientador: Barbosa, Silvana Mota
Membro da banca: Barata, Alexandre Mansur
Membro da banca: Neves, Lúcia Maria Bastos Pereira das
Resumo: Nos finais do século XVIII e início do XIX o universo simbólico do Antigo Regime gradualmente se desintegra em face de novas concepções do homem, da política e da sociedade. A análise dos conceitos políticos empregados pelos atores históricos e sociais durante esse período configura-se como uma tarefa privilegiada para entender os processos de ressignificação, permanências e novidades. No território brasileiro, a partir dos anos de 1820 e da entrada efetiva dos ideais liberais e constitucionais, tais alterações ficam mais evidentes, como é o caso do aparecimento do conceito de opinião pública como força política, capaz de legitimar, orientar, justificar e limitar as ações dos governantes. O objetivo deste trabalho é tentar uma explicação para o aparecimento da opinião pública. Acredita-se que se por um lado a presença desse conceito é nova na realidade política do Império, por outro, possui uma estrutura de sentido que pode ser investigada através do papel que os conceitos de público e publicidade desempenhavam nos discursos políticos anteriores. A partir do referencial teórico da história dos conceitos (begriffsgeschichte) procuro analisar as principais mutações no sentido de público e publicidade que teriam tornado possível o surgimento do conceito de opinião pública como força política no Brasil.
Abstract: In the late eighteenth and early nineteenth century the symbolic universe of the Old Regime gradually disintegrates in the face of new conceptions of man, politics and society. The analysis of political concepts employed by historical and social actors during this period appears as a prime task to understand the processes of redefinition, permanence and novelty. In the brazilian territory, from the 1820s and the effective entrance of liberal and constitutional ideals, such amendments become more evident, such as the emergence of the concept of public opinion as a political force, capable of legitimizing, guide, justify and limit the actions of rulers. The objective of this work is to seek an explanation for the emergence of public opinion. It is believed that, on the one hand, the presence of this concept is new in the political reality of the Empire, on the other, has a structure of meaning that can be investigated through the role that the concepts of public and publicity played in previous political discourse. From the theoretical framework of the history of concepts (Begriffsgeschichte) I try to analyze the main changes in the sense of public and publicity that have made possible the emergence of the concept of public opinion as a political force in Brazil.
Palavras-chave: Público
Publicidade
Opinião pública
História dos conceitos
Império do Brasil
Public
Publicity
Public opinion
History of Concepts
Empire of Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1804
Data do documento: 24-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



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