Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18041
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinecarvalho.pdfPDF/A2.05 MBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Jornada pelo meio ambiente: A educação ambiental como instrumento de mudança de cultura empresarial em uma indústria siderúrgica
Author: Carvalho, Aline
First Advisor: Silva, Jonathas Batista Gonçalves
Co-Advisor: Fayer, Geane Cristina
Referee Member: Moraes, Marconi Fonseca de
Referee Member: Gomes, Maria Helena Rodrigues
Resumo: Cada vez mais as empresas estão tendo que adaptar seus processos e suas formas de relação com o ecossistema, devido às consequências visíveis dos impactos negativos das ações humanas sobre o meio ambiente. A necessidade de se investir em formas de desenvolvimento sustentável tem sido evidenciada por estudiosos e especialistas a nível mundial. Dentro deste contexto, é necessário não somente investimentos tecnológicos, mas também uma atuação na base, que contribua para uma mudança de cultura de todos os colaboradores de uma organização, permitindo que as mudanças de comportamento se perpetuem dentro e fora dos limites dos empreendimentos. Neste cenário, a educação ambiental tem um importante papel, e quando aplicada de forma efetiva, pode auxiliar no fortalecimento da Gestão Ambiental com abordagem estratégica para os negócios. Pautado na importância da atuação de indústrias na mitigação dos impactos ambientais gerados, e no papel de cada colaborador na transformação do meio, este trabalho tem como objetivo a concepção de um Programa de Educação Ambiental que atue na mudança de cultura das empresas, com metodologia robusta e de fácil replicabilidade. A idealização do programa se deu dentro de uma indústria do setor siderúrgico, onde foram aplicados métodos de conhecimento da realidade - grupos focais e diagnóstico da situação atual - e métodos de concepção de projeto - estudos de requisitos legais e mapa mental. Através da metodologia, chegou-se a um programa denominado Jornada pelo Meio Ambiente, dividido em três etapas de desenvolvimento: Despertar, Conscientizar e Agir. Para cada etapa foram definidos objetivos e metas específicas, e os resultados de seu primeiro ano de execução mostram uma baixa maturidade das pessoas com o tema, ao mesmo tempo renderam efeitos positivos de sua implementação. Um destaque foi a participação efetiva da maior parte dos colaboradores no treinamento sobre Gestão Ambiental. O programa mostrou-se eficaz e já está em expansão para outras unidades do grupo, passando por melhorias constantes e com potencial para se tornar referência de Programa de Educação Ambiental.
Abstract: More and more companies are having to adapt their processes and their ways of relating to the ecosystem, due to the visible consequences of the negative impacts of human actions on the environment. The need to invest in forms of sustainable development has been highlighted by scholars and specialists worldwide. Within this context, it is necessary not only technological investments, but also an action at the base, which contributes to a change in the culture of all employees of an organization, allowing changes in behavior to be perpetuated inside and outside the limits of the enterprises. In this scenario, environmental education plays an important role, and when applied effectively, it can help strengthen Environmental Management with a strategic approach to business. Based on the importance of the performance of industries in mitigating the environmental impacts generated, and on the role of each employee in transforming the environment, this work aims to design an Environmental Education Program that works to change the culture of companies, with a robust methodology and easily replicable. The idealization of the project took place within an industry of the steel sector, where methods of knowledge of the reality were applied - focus groups and diagnosis of the current situation - and methods of project conception - studies of legal requirements and mental map. Through the methodology, a project called Journey for the Environment was reached, divided into three stages of development: Awakening, Awareness and Action. Specific objectives and targets were defined for each stage, and the results of its first year of execution show a low maturity of people with the theme, at the same time yielding positive effects of its implementation. A highlight was the effective participation of most employees in training on Environmental Management. The project proved to be effective and is already expanding to other units of the group, undergoing constant improvements and with the potential to become a reference in the Environmental Education Program.
Keywords: Diagnóstico Ambiental
Sustentabilidade
Conscientização
Environmental Diagnosis
Sustainability
Awareness
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18041
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Engenharia Ambiental e Sanitária - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons