Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18012
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josemarciodeoliveiraduque.pdf5.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Laboratório interdisciplinar de transformação de energia para ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental
Author: Duque, José Márcio de Oliveira
First Advisor: Menezes, Paulo Henrique Dias de
Referee Member: Maués, Ely Roberto da Costa
Referee Member: Tagliati, José Roberto
Resumo: O ensino de Física, alinhado à compreensão das mudanças ambientais e à necessidade de preservação do meio ambiente, além de promover uma aprendizagem efetiva sobre os fenômenos naturais, pode contribuir significativamente para a superação dos problemas da sociedade contemporânea. Atualmente, há uma visão difundida na comunidade escolar de que o conteúdo de Física é complexo e difícil de entender, com os estudantes não percebendo sua utilidade no cotidiano. Isso se deve, em grande parte, a uma abordagem que prioriza a interpretação matemática do conteúdo, afastando o interesse dos alunos. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativo para explorar as transformações de energia no nono ano do ensino fundamental, de maneira abrangente, integrando conteúdos de Física, Biologia e Química. A proposta utiliza o ensino por investigação, com experimentos simples elaborados a partir de materiais recicláveis, tornando os alunos protagonistas de seu aprendizado. A reutilização de materiais como forma de reduzir o aumento do lixo no planeta é uma estratégia para construir aulas experimentais de baixo custo, além de estimular o interesse dos alunos pela preservação ambiental. O primeiro contato com a Física ocorre, geralmente, no 9° ano do Ensino Fundamental, momento crucial para a formação da percepção dos alunos sobre a disciplina. Esta proposta busca fazer com que os alunos percebam a Física de maneira mais orgânica e integrada às questões do mundo em que vivem, diminuindo o medo que levam para o Ensino Médio. Ao final do trabalho, promovemos um aprendizado científico mais efetivo e prazeroso para os estudantes.
Abstract: The teaching of Physics, aligned with the understanding of environmental changes and the need for environmental preservation, in addition to promoting effective learning about natural phenomena, can significantly contribute to overcoming the problems faced by contemporary society. Currently, there is a widespread perception in the school community that Physics content is complex and difficult to understand, with students not perceiving its usefulness in everyday life. This is largely due to an approach that prioritizes the mathematical interpretation of content, thus disengaging students. This work proposes the development of an investigative teaching sequence to explore energy transformations in the ninth grade of elementary school, in a comprehensive manner, integrating Physics, Biology, and Chemistry content. The proposal utilizes inquiry-based learning with simple experiments made from recyclable materials, making students the protagonists of their own learning. Reusing materials to reduce the increase in waste on the planet is a strategy to build low-cost experimental classes, as well as to stimulate students' interest in environmental preservation. The first contact with Physics generally occurs in the ninth grade of elementary school, a crucial moment for shaping students' perception of the subject. This proposal aimed to make students perceive Physics in a more organic way, integrated with the issues of the world they live in, reducing the fear they carry into high school. At the end of this work, we promoted a more effective and enjoyable scientific learning experience for the students.
Keywords: Laboratório multidisciplinar
Energia
Reutilização de materiais
Ensino de física
Multidisciplinary laboratory
Energy
Reuse
Physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18012
Issue Date: 11-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons