https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18001
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Tese |
Título: | As orientações da política educacional para a formação de diretores em Minas Gerais: condicionantes históricos na gestão escolar |
Autor(es): | Guedes, Luciene Ferreira da Silva |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Rubens Luiz |
Membro da banca: | Martins, André Silva |
Membro da banca: | Oliveira, Daniela Motta de |
Membro da banca: | Davies, Nicholas |
Membro da banca: | Silva, Renata Maldonado da |
Resumo: | Esta tese apresenta um estudo da Política Pública de Formação Continuada de Diretores Escolares na rede estadual de educação de Minas Gerais. O período histórico-social considerado na análise se inicia na década de 1990, sob o marco da reforma educacional, e culmina em 2018. O objetivo geral da pesquisa constitui-se em analisar a concepção pedagógica e a perspectiva política presentes nos programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), visando identificar e compreender a função da política de formação continuada na configuração do papel e do trabalho dos diretores escolares. Partimos da hipótese de que o trabalho realizado pelos diretores do estado de Minas Gerais está sendo redefinido, na forma e no conteúdo, em consonância com a nova sociabilidade capitalista tendo a Política Pública de Formação Continuada como estratégia essencial. Assim, especificamente busca-se identificar e analisar: i) os princípios, as finalidades e os pressupostos ético-políticos que originaram as propostas de Formação Continuada dos Diretores Escolares de Minas a partir dos anos de 1990; ii) as estratégias formativas que foram implementadas pela SEE-MG desde então, buscando elucidar o significado político e pedagógico das formulações; iii) as atribuições imputadas aos diretores escolares por meio dessas ações a fim de compreender os impactos na natureza do trabalho realizado pelos mesmos. A investigação fundamentase nos pressupostos metodológicos do materialismo histórico-dialético a partir das formulações de Marx e Kosik. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, realizouse um estudo teórico de caráter descritivo-analítico com o intuito de apreender as concepções éticas, políticas e ideológicas que orientam a Política de Formação Continuada de Diretores Escolares da SEE-MG. Além desses aspectos, o estudo baseiase em três categorias de análise: Trabalho Educativo, Administração Escolar e Direção Escolar e Organização da Cultura, a partir das quais busca-se verificar como a função da direção escolar configura-se na sociabilidade capitalista a partir do processo de reestruturação produtiva e da introdução do neoliberalismo. Conclui-se a partir da pesquisa que: i) a política mineira de formação continuada sustenta-se em três dimensões fundamentais, quais sejam: formação/certificação, avaliação e responsabilização, que se constituem como mecanismos de regulação e controle do Estado sobre o trabalho realizado pelos diretores escolares; ii) essa política está pautada na perspectiva de educação para o século XXI, na pedagogia do – “aprender a aprender” − e no desenvolvimento de padrões de competências e habilidades que expressam aspectos técnicos referentes às novas exigências para o trabalho na contemporaneidade e valores ético-políticos referentes às novas formas de ser, pensar e agir dos indivíduos nas relações sociais estabelecidas pela ordem capitalista; iii) a Administração Escolar da rede pública estadual, orientada pelos princípios do gerencialismo, visa à ressignificação das dimensões objetivas e subjetivas da função dirigente e, por fim, iv) os diretores escolares são projetados como funcionários subalternos necessários à manutenção da organização da cultura escolar na perspectiva da reprodução da sociabilidade capitalista na escola pública. |
Abstract: | This research presents a study of the Public Policy for continued education for school principals in the state of Minas Gerais. The historical-social period considered in the analysis begins in the 1990s, under the framework of educational reform, and culminates in 2018. The general objective of the research is to analyze the pedagogical conception and the political perspective present in the programs developed by the Secretary of Education of the State of Minas Gerais (SEE-MG), in order to identify and understand the function of the continuing education policy in the configuration of the role and work of principals. Our hypothesis is that the work done by school principals in the state of Minas Gerais is being redefined, in form and content, in accordance with the new capitalist sociability, having the Public Policy of Continuing Education as an essential strategy. Specifically, we seek to identify and analyze: i) the principles, the goals, and the ethical-political assumptions that were the basis for the proposals for Continuing Education for School Principals in Minas Gerais since the 1990s; ii) the educational strategies that have been implemented by SEE-MG since then, seeking to elucidate the political and pedagogical meaning of the formulations; iii) the new attributions of school principals through these actions in order to understand the impacts on the nature of the work they do. The investigation is based on the methodological assumptions of the historical-dialectical materialism from the formulations of Marx and Kosik. Through bibliographic and documentary research, a theoretical study of descriptive-analytical nature was conducted in order to apprehend the ethical, political and ideological conceptions that guide the Policy of Continuing Education of School Principals of SEEMG. In addition to these aspects, the study is based on three categories of analysis Educational Work, School Administration and School Management, and Organization of Culture, from which it seeks to verify how the function of school management is configured in the capitalist sociability from the process of productive restructuring and the introduction of neoliberalism. The research concludes that i) the continuing education policy in Minas Gerais is based on three fundamental dimensions, namely: training/certification, evaluation, and accountability, which are mechanisms for regulation and control by the State over the work of school principals; ii) this policy is based on the perspective of education for the 21st century, on the pedagogy of learning how to learn and on the development of competence and skill patterns that express technical aspects related to the new demands of contemporary labor and ethical-political values related to the new ways of being, thinking and acting of individuals in the social relations established by the capitalist order; iii) the School Administration of the state public system, guided by the principles of managerialism, aims at the re-signification of the objective and subjective dimensions of the directive function and, finally, iv) school principals are organic intellectuals, that is, they act in the organization of culture from the school organization, as a political leader. |
Palavras-chave: | Formação de diretores escolares Gestão escolar em Minas Gerais Política educacional Training of school principals School management in Minas Gerais Educational policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18001 |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
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