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dc.contributor.advisor1Souza, Dileno Dustan Lucas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762372Z9pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria do Carmo Couto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766991E5pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Leonardo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799845E6pt_BR
dc.creatorUchôa, Patricia Rejane da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279727P2pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-11T15:01:18Z-
dc.date.available2015-12-11-
dc.date.available2015-12-11T15:01:18Z-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/179-
dc.description.abstractThis versa research on two lines of public policies in the education sector, the Education field and the Children's Education that has been signing performance space in the struggle of social movements by ensuring rights and social justice among the different territorial quotas of the country. The innovative nature the research is justified by the territory still little pioneered the questions that refer to the development of educational activities afetas the Children's Rural Education so the goal was to understand how the released Gazebo County has implemented the policy of early childhood education in order to verify if the actions taken meet the specifics of the child living in the Countryside. The analysis is organized into three chapters. The first presents a historical view of the construction process of the Brazilian Constitutions to guarantee education as a right and the construction of measures regulating the Early Childhood Education. The second contextualizes the struggles and achievements on Education Field and debates set for childhood guarantee these locations. The third presents the reports and observations of the delineated field research from the actions of SEMEC and its organizational structure to the reports of professionals working in early childhood education in the city. The methodology consisted of bibliographic research, combined with research of SEMED documents and field research, using semi-structured interviews with municipal managers, representatives of social movements, members of the Secretariat, managers, supervisors and teachers of schools. The considerations about the presented aspects synthesize the effort to build a coalescing education with the values, culture and the mode field of the child's life that need to be boosted, but also considered as a complex and construction process that requires the involvement of all, recognition of local diversity and respect for children and their different conceptions.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre duas linhas de políticas públicas da área educacional, a Educação do Campo e a Educação infantil que vem firmando espaço de atuação na luta dos movimentos sociais pela garantia de direitos e justiça social entre os diferentes contigentes territoriais do País. O caráter inovador da pesquisa se justifica pelo território ainda pouco desbravado sobre as questões que se referem ao desenvolvimento das ações educativas afetas a Educação Infantil do Campo por isso o objetivo lançado foi compreender como o Município de Miradouro vem implementando a política da Educação Infantil, a fim de verificar se as ações realizadas atendem as especificidades da criança que vive no Campo. A análise está organizada em três capítulos. O primeiro apresenta um recorte histórico do processo de contrução das Constituições brasileiras até a garantia da educação enquanto direito e a contrução das medidas que regulamentam a Educação Infantil. O segundo contextualiza as lutas e conquistas sobre a Educação do Campo e os debates traçados para a garantia da infância nestas localidades. O terceiro apresenta os relatos e observações da pesquisa de campo delineadas desde as ações da SEMEC e sua estrutura organizacional até os relatos dos profissionais que atuam na Educação Infantil no Município. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, aliada a pesquisa dos documentos da SEMEC e a pesquisa de campo, usando-se entrevistas semiestruturadas com os gestores municipais, representantes de movimentos sociais, membros da Secretaria, gestores, supervisores e docentes das escolas. As considerações sobre os aspectos apresentados sintetizam o esforço em construir uma educação coadunada com os valores, a cultura e o modo de vida da criança do Campo que necessitam ser potencializados, mas também considerado como um processo complexo e em construção, que requer o envolvimento de todos, reconhecimento da diversidade local e o respeito pela infância e suas diferentes concepções.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação infantil e educação do campopt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectChildren and rural education educationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA política da educação infantil pública do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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