https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17997
File | Description | Size | Format | |
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ingridsantosoliveira.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Educação ambiental na escola por meio de investigações e debates sobre problemas ambientais locais: vivendo o presente pensando no futuro |
Author: | Oliveira, Ingrid Santos |
First Advisor: | Sant‟Anna, Aline Cristina |
Referee Member: | Bizarro, Heloisa D'Avila da Silva |
Referee Member: | Vicentini, Rogério Ribeiro |
Resumo: | A educação ambiental (EA) e o socioambientalismo são temas que obrigatoriamente devem ser promovidos na educação formal e perpassar transversalmente todas as disciplinas escolares, pois, além de colaborar para a formação cidadã crítica, suas práticas propiciam o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que contribuem para a preservação dos recursos ambientais. Apesar da sua evidente importância, principalmente em meio a tantas emergências ambientais, a EA é uma temática pouco desenvolvida nos ambientes escolares. Desse modo, o presente trabalho abordou o tema da educação ambiental, sob o enfoque investigativo argumentativo e focou principalmente nos problemas socioambientais das comunidades de entorno da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, uma vez que a atividade investigativa visa envolver o aluno em um autêntico processo de construção científica, trazendo o sujeito para o centro da construção de sua própria aprendizagem. O objetivo geral do presente trabalho foi desenvolver uma sequência didática que visou promover nos alunos a consciência dos problemas ambientais locais e estimula-los na busca de soluções a partir do ensino investigativo. As atividades foram baseadas na pesquisa bibliográfica e na internet além da pesquisa de campo e do exercício do debate em sala. Nossos sujeitos foram alunos do 1º ano do ensino médio (n = 28) da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada no bairro Teixeiras, bairro periférico do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. A sequência didática ocorreu em quatro etapas, configurando-se de nove aulas com duração de 50 minutos. A primeira etapa, foi definida como „orientação‟ consistiu em uma aula expositiva dialogada e vídeos comentados. A segunda etapa, definida como „conceitualização‟ foi composta por pesquisa bibliográfica e seminários realizados pelos alunos. Na terceira etapa, de „investigação‟ ocorreu a pesquisa de campo. Por fim, na quarta etapa de „conclusão e discussão‟ foi realizado o debate em sala de aula e finalização da sequência didática. A estratégia de ensino proposta mostrou-se efetiva no processo de consolidação do conhecimento e no desenvolvimento do senso crítico e científico. Assim, demonstramos que os ensinos investigativos aliados às diferentes metodologias empregadas têm o potencial de promover um incremento do protagonismo dos sujeitos envolvidos. |
Abstract: | Environmental education (EE) and socio-environmentalism are topics that must be promoted in formal education and permeate all school subjects transversally, as they not only contribute to critical citizen formation but also foster the development of behaviors and attitudes that contribute to the preservation of environmental resources. Despite its evident importance, especially amid so many environmental emergencies, EE is a theme that is poorly developed in school environments. Thus, this present study addressed the theme of environmental education, under the investigative argumentative approach, focusing mainly on the socio-environmental problems of the communities surrounding the Marechal Mascarenhas de Moraes State School, as investigative activity aims to involve the student in an authentic process of scientific construction, bringing the individual to the center of the construction of their own learning. The general objective of this study was to develop a didactic sequence aimed at promoting awareness of local environmental problems among students and stimulating them to search for solutions through investigative teaching. Activities were based on bibliographic research and internet resources, as well as field research and classroom debates. Our subjects were first-year high school students (n = 28) from the Marechal Mascarenhas de Moraes State School, located in the Teixeiras neighborhood, a peripheral area of the municipality of Juiz de Fora, Minas Gerais. The didactic sequence took place in four stages, comprising nine classes lasting 50 minutes each. The first stage, defined as 'orientation,' consisted of an interactive lecture and commented videos. The second stage, defined as 'conceptualization,' consisted of bibliographic research and seminars conducted by students. In the third stage, 'investigation,' field research was carried out. Finally, in the fourth stage of 'conclusion and discussion,' classroom debates were held, and the didactic sequence was finalized. The teaching strategy proposed proved to be effective in the consolidation of knowledge and the development of critical and scientific thinking. Thus, we demonstrate that investigative teachings, combined with different methodologies, have the potential to promote increased protagonism of the individuals involved. |
Keywords: | Debate Formação cidadã Protagonismo Sequência didática Debate Environmental education Citizen formation Protagonism Didactic sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17997 |
Issue Date: | 7-May-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
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