https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17995
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Dissertação |
Título: | Marcos e marcas de um processo de invenção curricular: ensino de história e cotidiano escolar em gestos de rememoração |
Autor(es): | Fernandes, Emerson Luciano |
Primeiro Orientador: | Miranda, Sonia Regina |
Membro da banca: | Ferrari, Anderson |
Membro da banca: | Lucini, Marizete |
Membro da banca: | Almeida, Ludmilla Savry dos Santos |
Resumo: | A sucessão de etapas na memória é dividida por marcos, em que os pontos significativos da vida se encontram e nos deixam marcas, aqui estão materializadas nesta pesquisa, intitulada “Marcos e Marcas de um processo de invenção curricular: Ensino de História e cotidiano escolar em gestos de rememoração.” Nela, há uma prática pedagógica que está intimamente ligada a um fio longevo de vida e ao fazer docente. Essa investigação aborda a construção de um trabalho didático interdisciplinar com a temática da memória, desenvolvido com turmas dos 6º anos do Ensino Fundamental em uma escola da pública da periferia de Juiz de Fora (MG). A proposta curricular de História da rede municipal é a base norteadora para a realização dessa experiência pedagógica, com uma diretriz singular, que procura orientar o trabalho docente a partir de três eixos teórico-metodológicos: educar para a compreensão do conhecimento, do tempo e da memória, considerados fundamentais para a aprendizagem dos(as) alunos(as). Os eixos são integradores, pensados para interagir com os diversos conteúdos escolares, dando ao professor e à escola uma autonomia para revisar as práticas pedagógicas da Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental. Com um olhar distanciado no tempo e através da rememoração, a presente dissertação tem por objetivo analisar essa prática didática, visando responder à questão central que norteou essa investigação: Por que essa prática pedagógica de trabalho com a memória na formação identitária dos alunos(as) é importante na cultura escolar? O trabalho buscou como referências teóricas autores que especificamente se dedicam aos estudos do campo da Memória, Currículo e Educação. No campo da Memória, destaco Joël Candau e a relação entre memória e a identidade; Michael Pollak e a construção da identidade social; Maurice Halbwachs e a reflexão sobre a construção coletiva da memória e Ecléa Bosi e o pensamento sobre a memória da classe trabalhadora. No campo do currículo, Ivor Goodson e Tomaz Tadeu Silva, no entendimento do currículo como uma construção social. No campo da Educação, ressalto a importância do pensamento de bell hooks que, influenciada pelas ideias de Paulo Freire, contribui para o entendimento do afeto e diálogo para construção do conhecimento. No percurso da pesquisa, realizei a leitura de um arquivo composto de oitenta e oito narrativas autobiográficas dos(as) alunos(as) e suas imagens, que contêm suas experiências vividas e compartilhadas a partir de suas seleções de memórias. Posteriormente, pude analisar e evidenciar as categorias que mais aparecem nos textos autobiográficos, como também rememorar com o olhar os aspectos individuais de cada estudante através de suas imagens fotográficas. A visibilidade e valor desse trabalho pedagógico é permitir a compreensão da contribuição da memória no processo de construção de identidade, considerando que todos os sujeitos históricos, no caso os alunos(as) e os grupos socioculturais a que pertencem, merecem ter suas Histórias, Memórias e Identidades conhecidas e valorizadas na escola. |
Abstract: | The succession of stages in memory is divided into milestones, where significant points in life collide and leave their marks on us, which are materialized in this research, titled “Milestones and marks of a process of curricular invention: History teaching and everyday school life in gestures of remembrance.” In it, I showcase a pedagogical practice that is closely linked to a long-standing connection between life and teaching. This investigation deals with the development of an interdisciplinary didactic project on the subject of memory, developed with 6th grade classes in a public school on the outskirts of Juiz de Fora (MG). The city's History curriculum is the guiding principle for this pedagogical experience, with a unique guideline that seeks to direct teaching work based on three theoretical-methodological axes: educating for an understanding of knowledge, time and memory, which are considered fundamental for students' learning. The axes are integrative, designed to interact with the various school contents, giving teachers and schools the autonomy to review teaching practices from Early Childhood Education to the Final Years of Primary School. Looking back in time and through remembrance, this thesis aims to analyze this didactic practice, in order to answer the central question that guided this investigation: Why is this pedagogical practice of working with memory for the development of students' identities important in school culture? The work sought theoretical references from authors who specifically study the fields of Memory, Curriculum and Education. In the field of memory, I would highlight Joël Candau and the relationship between memory and identity; Michael Pollak and the construction of social identity; Maurice Halbwachs and his reflection on the collective construction of memory, and Ecléa Bosi and her thoughts on the memory of the working class. In the field of curriculum, Ivor Goodson and Tomaz Tadeu Silva, in their understanding of curriculum as a social construction. In the field of education, I would highlight the importance of the thinking of bell hooks who, influenced by the ideas of Paulo Freire, contributes to the understanding of affection and communication in the construction of knowledge. During the course of the research, I analyzed an archive comprising eighty-eight students' autobiographical narratives and their images, which contain their experiences based on their selections of memories. Subsequently, I was able to analyze and highlight the categories that appear most in the autobiographical texts, as well as recall the individual aspects of each student through their photographs. The visibility and value of this pedagogical work is that it allows us to understand the contribution of memory in the process of development of identity, considering that all historical subjects, in this case the students and the socio-cultural groups to which they belong, deserve to have their Histories, Memories and Identities known and valued at school. |
Palavras-chave: | Currículo Ensino de história Memória Práticas docentes Curriculum History teaching Memory Teaching practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17995 |
Data do documento: | 17-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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