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Tipo: Tese
Título: Eu nunca vivi isso antes: presença do corpo e práticas pedagógicas afrorreferenciadas parauma educação antirracista
Autor(es): Teodoro, Thalita de Cassia Reis
Primeiro Orientador: Carvalho, Francione Oliveira
Membro da banca: Egas, Olga Maria Botelho
Membro da banca: Oliveira, Pedro Augusto Dutra de
Membro da banca: Reis, Diego dos Santos
Membro da banca: Santana, Gabriela Santos Cavalcante
Resumo: A tese teve por objetivo refletir criticamente sobre as propostas pedagógicas afroreferenciadas que valorizam a corporeidade negra como fonte de produção de conhecimento e apontar caminhos que interpelam criticamente como elas podem auxiliar nos processos para uma educação antirracista nos cursos de formação de professores da Educação Básica. A escrita desta tese foi um processo mediado intensamente por uma perspectiva artográfica afrorreferenciada. A condução da escrita teve início a partir da contação de história da busca da minha ancestralidade, tendo como essência o meu encontro com o “Outro Teatro: batucar/cantar/dançar/contar” do professor Ligiéro e do posicionamento político oriundo das pautas da educação anti-racista da professora Gomes. A experiência desta pesquisa também aborda as propostas pedagógicas afroreferrenciadas baseadas nas experiências e tradições afro-brasileiras como geradoras de novos conhecimentos e dinâmicas educativas. Muito do pensamento racista e discriminatório atual nos currículos escolares tem origem na repetição de um modelo sociopolítico, histórico e cultural pautado pelos modus operandi de formas coloniais e em contextos de hierarquização racial. A construção dessa roda de conversa foi realizada a partir de um Curso de extensão intitulado ‘Presença do corpo: práticas pedagógicas afrorreferenciadas para uma educação antirracista’. O curso, inspirado no Modelo de Ação Pedagógica da Pedagogia Griô e no referencial teórico- metodológico da Pretagogia, teve como metodologia o encantamento, a vivência, o diálogo, a dança, a circularidade e a produção partilhada, elementos que sistematizam essas pedagogias. Como partilha desse processo evidenciamos a construção de práticas pedagógicas de combate à discriminação racial, argumentamos que, a partir da minha história de vida, que devemos dar corpo à aprendizagem para abrir caminhos para um processo educativo que priorize a experiência do corpo e da corporeidade negra, entendendo o corpo como morada ancestral, marcando o aprendizado no corpo. Um corpo que se movimenta, que dança, que brinca, que chora, que tem crises de riso e que consegue ampliar a consciência de si no mundo. Esta investigação defende que estes elementos afroreferenciados funcionem como fonte de experiência e conhecimento na formação de professores na perspectiva das propostas da Lei 10.639 em 09 de janeiro de 2003, tornando obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira nas Escolas da Educação Básica e no Ensino Superior, com destaque para os cursos de formação de professores, para que estes possam colaborar nos processos para uma educação antirracista.
Abstract: The thesis aimed to critically reflect on Afro-referenced pedagogical proposals that value black corporeality as a source of knowledge production, and to point out ways in which they can critically challenge the processes of anti-racist education in basic education teacher training courses. The writing of this thesis was a process intensely mediated by an afroreferenced artographic perspective. The writing began with the storytelling of the search for my ancestry, the essence of which was my encounter with Professor Ligiéro's "Other Theater: drumming/singing/dancing/telling" and Professor Gomes' political stance on antiracist education. The experience of this research also addresses Afro-Brazilian pedagogical proposals based on Afro-Brazilian experiences and traditions as generators of new knowledge and educational dynamics. Much of the current racist and discriminatory thinking in school curricula originates from the repetition of a socio-political, historical and cultural model based on the modus operandi of colonial forms and in contexts of racial hierarchization. This conversation circle was created as part of an extension course entitled 'Presence of the body: Afro-referenced pedagogical practices for an anti-racist education'. The course, inspired by the Griô Pedagogy Pedagogical Action Model and the Pretagogy theoretical-methodological framework, used enchantment, experience, dialogue, dance, circularity and shared production as its methodology, elements that systematize these pedagogies. As part of this process, we highlight the construction of pedagogical practices to combat racial discrimination, arguing that, based on my life story, we must give body to learning in order to open up paths for an educational process that prioritizes the experience of the body and black corporeality, understanding the body as an ancestral dwelling place, marking learning in the body. A body that moves, that dances, that plays, that cries, that laughs and that manages to broaden its awareness of itself in the world. This research argues that these Afro-referenced elements function as a source of experience and knowledge in teacher training from the perspective of the proposals of Law 10.639 of January 9, 2003, making it compulsory to teach the history of Africa and Afro-Brazilian culture in Basic Education Schools and in Higher Education, with an emphasis on teacher training courses, so that they can collaborate in the processes for an anti-racist education.
Palavras-chave: Dança
Raça
Educação afrorreferenciada
Pedagogia Griô
Artografia
Dance
Race
Afro-referenced education
Griô pedagogy
Artography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17988
Data do documento: 7-Mar-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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