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Tipo: Dissertação
Título: Os efeitos prejudiciais das TICs na educação
Autor(es): Oliveira, Lígia Costa Manhães de
Primeiro Orientador: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Membro da banca: Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
Membro da banca: Rito, Marcelo
Resumo: Partindo do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão presentes em quase todos os contextos da vida contemporânea, o presente trabalho buscou expandir as discussões acerca do impacto das TICs no contexto educacional. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico qualitativo acrescido de materiais audiovisuais como filmes documentários. O que se propõe é entender como a tecnologia, desde seu conceito, tem servido de instrumento de manipulação dominado por pequenos grupos de pessoas que imprimem nos aparelhos aquilo que pode lhes trazer benefícios. Isso ocorre sob a égide de uma imagem da tecnologia como algo inevitável e essencial para a vida contemporânea humana, o que inclui a educação. O resultado disso é uma digitalização muitas vezes desenfreada até mesmo da sala de aula, enquanto diversos estudos apontam que o uso de telas pode impactar negativamente na educação. Mas existe uma educação mercadológica que dialoga muito bem com a digitalização, pois ela traz maior rentabilidade e conformidade, logo facilita a dominação. Assim, os efeitos deletérios das TICs tendem a ser negligenciados, muitas vezes intencionalmente, quando na verdade uma educação voltada para a emancipação do indivíduo precisa ter um olhar crítico sobre isso. A presente pesquisa contribui nesse sentido, trazendo estudos que apontam para os impactos negativos, mostrando qual educação tem sido desenvolvida junto à digitalização e também colocando a escola Waldorf como um exemplo de uma perspectiva diferenciada acerca do uso das tecnologias digitais na educação.
Abstract: Given that Information and Communication Technologies (ICTs) are present in almost all contexts of contemporary life, this paper sought to expand discussions about the impact of ICTs in the educational context. To this end, a qualitative bibliographic study was conducted, supplemented by audiovisual materials such as documentary films. The aim is to understand how technology, since its inception, has served as an instrument of manipulation dominated by small groups of people who print on devices whatever can bring them benefits. This occurs under the aegis of an image of technology as something inevitable and essential to contemporary human life, which includes education. The result of this is an often unbridled digitalization even of the classroom, while several studies indicate that the use of screens can negatively impact education. However, there is a market-based education that dialogues very well with digitalization, as it brings greater profitability and conformity, thus facilitating domination. Thus, the harmful effects of ICTs tend to be neglected, often intentionally, when in fact an education focused on the emancipation of the individual needs to take a critical look at this. This research contributes in this sense, bringing studies that point to the negative impacts, showing which education has been developed alongside digitalization and also placing the Waldorf school as an example of a different perspective on the use of digital technologies in education.
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Filosofia
Psicologia
TICs
Education
Technology
ICTs
Philosophy
Psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17941
Data do documento: 21-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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