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Tipo: Dissertação
Título: Contratos administrativos no setor público: o caso do setor de contratos da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado Governador Valadares
Autor(es): Moreira, Ana Carolina Araújo Pinto
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Thielmann, Ricardo
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Tem como objetivo geral investigar e aprimorar as práticas administrativas do setor de contratos da UFJF, campus Governador Valadares (GV), visando à eficiência do serviço. Para isso, busca-se descrever os procedimentos adotados pelo setor, analisar a legislação e os dados coletados sobre as práticas atuais e propor um plano de ação que otimize o trabalho, reduzindo erros e retrabalho. Este caso de gestão, de abordagem qualitativa, utiliza análise documental dos processos de contratação realizados entre 2021 e 2023 e entrevistas com profissionais do setor para entender suas funções, rotina, carga de trabalho e capacitação. A questão central foi: Quais ações podem ser realizadas para aprimorar a gestão dos contratos e as práticas administrativas no setor de contratos da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares? A análise dos dados coletados juntamente com o estudo da legislação e do referencial teórico possibilitou formular uma proposta de intervenção para melhorar a prestação dos serviços no setor estudado. Dessa forma, por meio desta pesquisa espera-se contribuir com esta comunidade acadêmica, a partir da melhoria na gestão de contratos da UFJF.
Abstract: This research was developed in the Professional Master’s Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). Its general objective is to investigate and improve the administrative practices of the UFJF contracts sector, campus Governador Valadares (GV), aiming at the efficiency of the service. To do this, we aim to describe the procedures adopted by the sector, analyze legislation and data collected on current practices and propose an action plan that optimizes work, reducing errors and rework. This case study of management, with a qualitative approach, uses documentary analysis of the hiring processes carried out between 2021 and 2023 and interviews with professionals in the sector to understand their functions, routine, workload and training. The central question was: What actions can be taken to improve contract management and administrative practices in the contracts sector of the Federal University of Juiz de Fora - campus Governador Valadares? The analysis of data collected together with the study of legislation and theoretical framework allowed to formulate a proposal for intervention to improve the provision of services in the studied sector. Thus, through this research we hope to contribute to this academic community, from the improvement in contract management of UFJF.
Palavras-chave: Gestão administrativa
Gestão pública
Gestão universitária
Contratos administrativos
Administrative management
Public management
University management
Administrative contracts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17936
Data do documento: 28-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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