Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17930
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luizamarchitoorlando.pdfPDF/A866.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação de desempenho da estação de tratamento de lixiviado da Central de Tratamento de Resíduos da Zona da Mata – Juiz de Fora/MG
Autor(es): Orlando, Luiza Marchito
Orientador: Santos, Ana Sílvia Pereira
Co-orientador: Pereira, Renata de Oliveira
Miembros Examinadores: Bottrel, Sue Ellen Costa
Miembros Examinadores: Mendonça, Henrique Vieira de
Resumo: No Brasil, a geração de resíduos sólidos urbanos vem crescendo expressivamente, acompanhada do forte crescimento populacional. Com isso, a busca por áreas para destinação correta dos resíduos sólidos urbanos vem se tornando uma tarefa cada vez mais difícil. Uma das formas consideradas ambientalmente correta de destinação dos resíduos sólidos é o aterro sanitário. O seu único inconveniente é a geração de biogás e lixiviado. O lixiviado é um líquido que se caracteriza como um efluente com alta recalcitrância, ou seja, pouco biodegradável, de cor escura e mal cheiro. Se descartado no meio sem o seu prévio tratamento, pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população. A escolha da tecnologia mais viável técnica e economicamente para o seu tratamento é extremamente relevante, pois o efluente após ser tratado deve estar de acordo com os parâmetros de lançamento previstos na legislação pertinente. O objeto de estudo do presente trabalho é avaliar o desempenho do sistema utilizado pela Central de Tratamento de Resíduos da Zona da Mata, localizada no município de Juiz de Fora/MG, no tratamento de lixiviado. O resultado obtido no trabalho foi de que a estação de tratamento de lixiviado da CTR Zona da Mata está de acordo com o que preconiza a DN COPAM/CERH 01/2008. Ainda, foi obtido o valor da geração de lixiviado por habitante que foi de 0,21 L/hab.dia.
Resumen : In Brazil, the generation of municipal solid waste has been increasing significantly, driven by strong population growth. Consequently, finding suitable areas for proper disposal of municipal solid waste has become an increasingly challenging task. Sanitary landfills are considered an environmentally correct solution for waste disposal. However, they generate biogas and leachate as by-products. Leachate is a liquid effluent characterized by high recalcitrance, low biodegradability, a dark color, and a strong odor. If discharged into the environment without prior treatment, it can cause severe damage to the environment and public health. Selecting the most technically and economically viable technology for its treatment is crucial, as the treated effluent must comply with the discharge parameters established by relevant legislation. This study evaluates the performance of the system used by the Zona da Mata Waste Treatment Center, located in Juiz de Fora/MG, in treating leachate. The results indicate that the leachate treatment plant at CTR Zona da Mata complies with the DN COPAM/CERH 01/2008 standards. Additionally, the study determined the leachate generation rate per inhabitant, which was 0.21 L/inhabitant/day.
Palabras clave : Tratamento de lixiviado
Leachate treatment
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17930
Fecha de publicación : 18-oct-2014
Aparece en las colecciones: Engenharia Ambiental e Sanitária - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons