Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17918
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danieljosedepaula-produtoeducacional.pdf522.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
danieljosedepaula.pdf5.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A geometria analítica em livros didáticos de autores brasileiros para o ensino superior: circulação no contexto da UFJF nas décadas de 1960 e 1970
Author: Paula, Daniel José de
First Advisor: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Referee Member: Silva, Maria Célia Leme da
Referee Member: Matos, José Manuel Leonardo de
Resumo: A presente pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática investigou o ensino de Geometria Analítica (GA) no ensino superior a partir de análise de livros didáticos de GA publicados nas décadas de 1960 e 1970 que circularam no contexto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Projeto no âmbito da história da educação matemática contou como aporte teórico-metodológico: a História Cultural, discutida por Burke (2008) e Chartier (1990); os conceitos de saberes a ensinar e para ensinar, que são frutos de pesquisas desenvolvidas pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e estão sendo apropriados pelo GHEMAT-Brasil; A História das Disciplinas Escolares (HDE) discutida por Chervel (1990); Choppin (2002; 2004), que contribui para o entendimento e tratamento do livro didático como fonte de pesquisa; Valente (2007) com abordagem sobre a escrita em história da educação matemática; Cultura escolar como objeto histórico colocada em debate por Julia (2001) reforça a compreensão sobre as fontes de pesquisa e o contexto da época que se analisa tais documentos. Para selecionar as fontes históricas utilizadas foi realizado um levantamento de livros de GA para o ensino superior e selecionadas obras físicas presentes em acervos das bibliotecas da UFJF. Analisamos cinco obras, observando como o ensino de GA é sistematizado em cada uma, quais os principais conteúdos, quais deles podem ser sistematizados como saberes. Considerando as observações levantadas de acordo com as análises, identificamos como indícios de saberes a e para ensinar geometria analítica no ensino superior em obras das décadas de 1960 e 1970: o uso da linguagem da teoria de conjuntos, linguagem vetorial no plano e no espaço, tratamento algébrico, uso de conceitos da trigonometria e da geometria euclidiana plana e espacial, organização didática do conteúdo por tópicos e com uso de representações gráficas. Por fim, este trabalho incentiva a existência do livro texto no processo de ensino e aprendizagem de matemática, e em particular, de Geometria Analítica.
Abstract: This Professional Master's research in Mathematics Education investigated the teaching of AG in higher education based on an analysis of Analytic Geometry textbooks published in the 1960s and 1970s and circulated in the context of UFJF. In the context of the history of mathematical education, we relied on the following theoretical and methodological approaches: Cultural History, discussed by Burke (2008) and Chartier (1990); the concepts of professional knowledge (to and for teaching), which are the fruit of research developed by the Research Team in the History of Educational Sciences (ERHISE) at the University of Geneva and are being appropriated by GHEMAT-Brasil; The History of School Subjects (HDE) discussed by Chervel (1990); Choppin (2002; 2004), which contributes to the understanding and treatment of the textbook as a research source; Valente (2007) with an approach to writing in the history of mathematics education; School culture as a historical object put into debate by Julia (2001) reinforces the understanding of research sources and the context of the time when these documents are analyzed. In order to select the historical sources used, we carried out a survey of analytical geometry books for higher education and selected physical works from the UFJF library collections. We analyzed five books, looking at how GA teaching is systematized in each one, what the main contents are and which of them we can systematize as knowledge. Considering the observations made according to the analyses, we identified the following as indications of knowledge to and for teaching analytic geometry in higher education in works from the 1960s and 1970s: the use of the language of set theory, vector language in the plane and in space, algebraic treatment, use of trigonometry concepts and flat and spatial Euclidean geometry, didactic organization of the content by topics and with the use of graphical representations. Finally, this work encourages the existence of the textbook in the process of teaching and learning mathematics, and in particular analytic geometry.
Keywords: Geometria analítica
história da educação matemática
Livros didáticos
História das disciplinas escolares
Saberes profissionais docentes
Analytical geometry
History of mathematics education
Didatic books
History of school subjects
Professional teaching knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17918
Issue Date: 29-May-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons