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dc.contributor.advisor1Lopes, Jose Guilherme da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673436265417982pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marcelo Giordan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590467491446473pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Ivoní de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467344879836529pt_BR
dc.creatorSantos, Luis Felipe Martins dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3771529707899622pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-11T15:20:57Z-
dc.date.available2024-12-11-
dc.date.available2024-12-11T15:20:57Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17913-
dc.description.abstractThis research aimed to develop and analyze a formative process with Basic Education teachers, participants in the project A Ciência Que Fazemos (The Science We Do), focused on scientific dissemination and media literacy in high school, with the goal of building knowledge to combat fake news. A qualitative approach was adopted, involving the participation of nine teachers. Data collection instruments included a questionnaire, audiovisual recordings of the formative process, and semi-structured interviews. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis. The participants are experienced teachers, both in terms of professional practice and training, and demonstrate a solid understanding of scientific dissemination, as expected due to their involvement in the project 'The Science We Do.' However, regarding media literacy, they reported limited knowledge, though they acknowledge its importance for cultivating critical, informed individuals with regard to media content. The formative process, comprising 12 meetings with a total duration of 30 hours, fostered reflections among teachers from various fields and included journalists who enriched discussions, particularly on scientific dissemination and media literacy. We observed a potential change in perception in one of the participants, who began to understand the importance of using less technical language in scientific dissemination. In the ninth meeting, which addressed media literacy, even those initially unfamiliar with the term participated actively in discussions, providing examples from their experiences. The formative process brought teachers closer together and promoted exchanges of experiences, receiving positive evaluations despite some weaknesses, such as the limited number of participants and concerns about meeting schedules. Conducting this training provided teachers with a space to discuss issues that affect them both professionally and personally. We believe that this work may contribute to future research and advancements in the field of teacher training.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar um processo formativo com professores da Educação Básica, participantes do projeto A Ciência Que Fazemos, sobre divulgação científica e literacia midiática no Ensino Médio, com vistas a construir conhecimento para o combate às fake news. A abordagem adotada foi qualitativa, com a participação de nove professores. Os instrumentos utilizados para a construção de dados foram um questionário, registros audiovisuais de um processo formativo e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi baseada na Análise de Conteúdo de Bardin. Os participantes são professores experientes, tanto em termos de exercício profissional quanto de formação, e possuem uma boa compreensão sobre divulgação científica, o que já era esperado devido à sua participação no projeto A Ciência Que Fazemos. No entanto, em relação à literacia midiática, relataram conhecimento limitado, embora reconheçam sua importância para a formação de indivíduos críticos e conscientes sobre conteúdos midiáticos. O processo formativo, composto por 12 encontros com carga horária total de 30 horas, promoveu reflexões entre professores de diferentes áreas e incluiu a participação de jornalistas que enriqueceram as discussões, especialmente sobre divulgação científica e literacia midiática. Observamos uma possível mudança de percepção em um dos participantes do processo formativo, que passou a compreender a importância de uma divulgação científica com termos menos técnicos. No nono encontro, que teve como tema a literacia midiática, mesmo aqueles que inicialmente desconheciam o termo participaram ativamente das discussões, fornecendo exemplos de suas vivências. O processo formativo aproximou os professores e fomentou trocas de experiências, sendo bem avaliado, apesar de algumas fragilidades, como o baixo número de participantes e críticas em relação aos horários dos encontros. Realizar essa formação permitiu oferecer aos professores um espaço para discutir temas que os afetam tanto na esfera profissional quanto pessoal. Acreditamos que esse trabalho possa contribuir para futuras pesquisas e avanços no campo da formação de professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectLiteracia midiáticapt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectScientific communicationpt_BR
dc.subjectMedia literacypt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA divulgação científica e o desenvolvimento de habilidades de literacia midiática no ensino médio: processo formativo com professores da escola básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



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