Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1787
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
junealvesdealmeidamiranda.pdf894.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Fatores de eficácia associados à gestão escolar e sua relação com os resultados de desempenho da escola
Autor(es): Miranda, June Alves de Almeida
Primeiro Orientador: David, Marcus Vinícius
Membro da banca: Soares Neto, Joaquim José
Membro da banca: Machado, Márcia Cristina da Silva
Resumo: Este Plano de Ação Educacional (PAE) caracteriza-se como um estudo de caso de gestão escolar, realizado em uma unidade localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Essa escola vem se destacando significativamente frente às demais unidades circunscricionadas pela Superintendência Regional de Ensino de Diamantina a qual pertence, pelo expressivo resultado nas avaliações nacionais, obtendo um índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB de 7,9 em 2009, ultrapassando a meta projetada para 2021. Diante desses expressivos resultados da escola, o estudo consistiu em analisar as práticas de gestão efetivadas pela equipe gestora da unidade em questão, com o objetivo de compreender em que medida essas ações têm logrado o sucesso da escola e dos alunos em relação aos resultados nas avaliações externas. Num primeiro momento, realizou-se um estudo de caso a fim de se conhecer e descrever as práticas de gestão do trabalho pedagógico que refletem no sucesso do desempenho dos alunos e a comparação dessas práticas às de outras escolas eficazes, apontadas em outros estudos. Num segundo momento, o estudo foi embasado pela obra de Heloísa Lück, tendo como norte as dez dimensões da gestão escolar que a mesma descreve, destacando-se a pedagógica como mais relevante no presente estudo. Por meio de uma pesquisa de campo foi aplicado aos professores um questionário com o objetivo de se realizar um estudo comparativo da teoria apresentada às práticas de gestão realizadas na escola, com a intenção de identificar as características da gestão da escola e quais procedimentos implementados correspondem às dimensões indicadas. No terceiro capítulo, de caráter propositivo, apresenta-se o Plano de Intervenção, composto por orientações quanto à implantação dos fazeres eficazes levantados, peculiares à gestão, a serem aplicadas às demais escolas da circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, e também de melhorias para a escola pesquisada, para que possam ampliar ainda mais as possibilidades de sucesso desta enquanto proposta de modelo de gestão para a escola e para a SRE.
Abstract: This Educational Action Plan (PAE, in Portuguese) is characterized as a case study on school management, undertaken at a unit located on the Jequitinhonha Valley in Minas Gerais. This school has significantly stood out among the other members of the Regional Superintendency of Education of Diamantina to which it belongs, given its expressive results on national evaluations obtaining an Index of Development of Basic Education (IDEB, in Portuguese) of 7.9 in 2009 exceeding the target projected to 2021. Given the schools expressive results, the study consisted in analyzing the management practices carried out by the management team of such unit, aiming at comprehending the to what extent these actions have caused the school and its students to achieve success on external evaluations. Firstly, we conducted a case study aiming to describe the management practices of the pedagogical work which reflect on the success reached by the students and compare such practices to other effective schools, pointed out on other studies. Afterwards, the study was based on the work by Heloísa Lück, having as reference the ten dimensions of school management which she describes, highlighting the pedagogical dimension as the most relevant one to the study. By means of field research we applied a questionnaire to the teachers in order to compare the studied theory and school management practices aiming at identifying the management characteristics of such school and which implemented procedures correspond to the studied dimensions. On the third chapter the Intervention Plan is presented, composed of guidance to the implementation of the efficient methods gathered, particular to management, to be applied to the other schools of the Regional Superintendency of Education of Diamantina and also to the improvement of the studied school, so that its success may reach even further as a model of management to the school and to the SRE.
Palavras-chave: Gestão escolar
Cultura organizacional
Escola eficaz
School management
Organizational culture
Efficient school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1787
Data do documento: 30-Out-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.