Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17854
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diagnóstico de enfermagem " disposição para amamentação melhorada" em uma unidade de alojamento conjunto: estudo piloto
Autor(es): Ferreira, Julya Kelly
Primeiro Orientador: Emidio, Suellen Cristina Dias
Membro da banca: Dutra, Herica Silva
Membro da banca: Almeida, Beatriz Rosa Medeiros de
Resumo: Introdução: O aleitamento materno é recomendado como fonte de alimentação até os dois anos ou mais e é benéfico para a saúde da mãe e do bebê. No alojamento conjunto, o enfermeiro possui papel fundamental de instruir sobre o aleitamento materno, dispondo do Processo de Enfermagem e dos Diagnósticos de Enfermagem para respaldar suas ações. Objetivo: identificar a frequência em que o Diagnóstico de Enfermagem “Disposição para Amamentação Melhorada” da NANDA-I foi identificado em uma unidade de alojamento conjunto. Método: Trata-se de um estudo piloto transversal de abordagem quantitativa para avaliar a frequência do Diagnóstico de Enfermagem “Disposição para Amamentação Melhorada” da NANDA-I, realizado no alojamento conjunto de um hospital filantrópico da Zona da Mata. A coleta de dados foi realizada através de um instrumento validado e um formulário de observação e avaliação da mamada e após avaliação foram elencados os diagnósticos que mais se enquadraram ao binômio. Resultados: Dos 18 binômios avaliados, 15 obtiveram o Diagnóstico de Enfermagem estudado, evidenciando um fenômeno positivo relacionado à amamentação. Conclusão: O uso dos Diagnósticos de Enfermagem é de extrema importância para a atuação enfermeiro no alojamento conjunto, pois padronizam o cuidado, facilitam a comunicação entre a equipe e respaldam as ações da enfermagem na prática clínica.
Abstract: Introduction: Breastfeeding as a source of nutrition for up to two years or more and is beneficial for the health of both mother and baby. In rooming-in units, nurses play a fundamental role in providing instruction on breastfeeding, using the Nursing Process and Nursing Diagnoses to support their actions. Objective: to identify the frequency with which the NANDA-I Nursing Diagnosis “Readiness for Improved Breastfeeding” was identified in a rooming-in unit. Method: This is a cross-sectional pilot study with a quantitative approach to assess the frequency of the NANDA-I Nursing Diagnosis “Readiness for Improved Breastfeeding”, carried out in the rooming-in unit of a philanthropic hospital in Zona da Mata. Data collection was performed using a validated instrument and a form for observation and assessment of breastfeeding, and after evaluation, the diagnoses that best fit the binomial were listed. Results: Of the 18 binomials evaluated, 15 obtained the Nursing Diagnosis studied, evidencing a positive phenomenon related to breastfeeding. Conclusion: The use of Nursing Diagnoses is extremely important for nursing performance in joint accommodation, as they standardize care, facilitate communication between the team and support nursing actions in clinical practice.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Alojamento conjunto
Diagnóstico de enfermagem
Breast feeding
Rooming-in care
Nursing diagnosis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17854
Data do documento: 8-Ago-2024
Aparece nas coleções:Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons