Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17792
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizfelipenovaisfalcao.pdf21.27 MBAdobe PDFView/Open
Type: Tese
Title: Telejornalismo e poder: enquadramentos telejornalísticos do governo Bolsonaro como indicadores da autopercepção sobre a função social do jornalismo na contemporaneidade
Author: Falcão, Luiz Felipe Novais
First Advisor: Leal, Paulo Roberto Figueira
Second Advisor: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Referee Member: Thomé, Claudia de Albuquerque
Referee Member: Oliveira, Luiz Ademir de
Referee Member: Arantes, Lívia Maia Caldeira
Referee Member: Pereira, Ariane Carla
Resumo: As disputas simbólicas por poder são, em grande medida, travadas na interface dos campos da comunicação e da política. Elas estão presentes no exercício do jornalismo, dada a capacidade deste campo em construir narrativas e imaginários que atravessam e estruturam os debates sociais. Na história recente do país, verificou-se crescente onda de deslegitimação do jornalismo e uma sucessão de ataques à mídia capitaneados por Jair Bolsonaro (Falcão, 2023) enquanto ainda candidato, em 2018, e depois de eleito (Falcão; Assis, 2021). Nesse contexto, o objetivo da tese é o de analisar a cobertura do primeiro trimestre do governo Bolsonaro no Jornal Nacional, no Jornal da Record e Repórter Brasil Noite. Busca-se identificar e avaliar as linhas editoriais de cada telejornal e, a partir da cobertura do governo, verificar o que o telejornalismo construiu de narrativas sobre si mesmo, em uma autopercepção do seu papel de informar. No total foram 465 materiais audiovisuais analisados. Juntos somam 21 horas e 23 minutos entre reportagens, entradas ao vivo e notas levadas ao ar e que, também, foram disponibilizadas nos repositórios digitais das emissoras. São produtos telejornalísticos em que as ações de Jair Bolsonaro, de seu governo, ministros ou pessoas diretamente ligadas a ele foram investigados. A perspectiva era a de que, o então presidente, no exercício de enfrentamento e investidas contra o jornalismo provocasse algum tipo de reação no modo de fazer e pensar de telejornais. Adotouse a pesquisa documental (Moreira, 2005) e a Análise da Materialidade Audiovisual (Coutinho, 2017) enquanto métodos de investigação, tendo em vista que a experiência audiovisual é integral e, portanto, precisa ser observada, descrita e analisada em sua inteireza. Os resultados apontaram para um alinhamento editorial contrário aos interesses do governo no Jornal Nacional quando os assuntos estão ligados a declarações polêmicas, investigações de pessoas próximas à Bolsonaro, participações do ex-presidente em eventos no exterior. Já o Jornal da Record trabalhou na perspectiva de enfatizar os pontos favoráveis a Jair Bolsonaro e seu governo minimizando crises e deslizes no percurso. O Repórter Brasil Noite adotou uma perspectiva mais equilibrada em relação à cobertura, mas evitou temas espinhosos. Em relação aos interesses econômicos, ainda que sob perspectivas distintas, Rede Globo e Record priorizaram as pautas e realizaram agendamento positivo, principalmente das pautas sobre a reforma da Previdência. Os posicionamentos editorais revelaram maneiras próprias de construção narrativa e, no caso do Jornal da Record e do Repórter Brasil, com o trabalho concentrado no factual. As reportagens do Jornal Nacional se desdobraram também em arquivos, apurações mais complexas e elaboradas principalmente quando elas jogavam luz às fragilidades de Bolsonaro. Sobre a autopercepção de seu papel ao informar, em comum, percebeu-se que os telejornais, diante da escalada de violência, adotaram um cuidado mais rigoroso com valores e princípios do telejornalismo para se posicionarem, majoritariamente, enquanto instrumentos de controle e exercício de poder. Assumiram para si a atividade de agendamento social e referência alinhadas aos interesses editoriais. Isso, sem perder de vista os valores e princípios do telejornalismo.
Abstract: Symbolic disputes over power are largely fought at the interface of the fields of communication and politics. They are present in journalism practices, given the ability of this field to construct narratives and imaginaries that permeate and structure social debates. In the country’s recent history, there has been a growing wave of delegitimization of journalism and a succession of attacks on the media led by Jair Bolsonaro (Falcão, 2023) while still a candidate, in 2018, and after being elected (Falcão; Assis, 2021). In this context, this thesis aims to analyze the coverage of the first quarter of the Bolsonaro government in Jornal Nacional, Jornal da Record, and Repórter Brasil Noite. It seeks to identify and evaluate the editorial lines of each newscast and, from the coverage of the government, to verify how the newscast has constructed narratives about itself in a self-perception of its role to inform. In total, 465 audiovisual materials were analyzed. Together, they add up to 21 hours and 23 minutes between reports, live broadcasts, and notes taken to the air, also made available in the broadcasters' digital repositories. These are news products in which the actions of Jair Bolsonaro, his government, ministers, or people directly linked to him were investigated. The perspective was that the then president, in the exercise of confrontation and attacks against journalism, would provoke some kind of reaction in the way of doing and thinking of newscasts. The documentary research (Moreira, 2005) and the Analysis of Audiovisual Materiality (Coutinho, 2017) were adopted as research methods, considering that the audiovisual experience works as a whole and, therefore, needs to be observed, described, and analyzed in its entirety. The results pointed to an editorial alignment contrary to the government's interests in Jornal Nacional when the subjects are linked to controversial statements, investigations of people close to Bolsonaro, and the ex-president's participation in events abroad. Jornal da Record, on the other hand, worked on the perspective of emphasizing points favorable to Jair Bolsonaro and his government, minimizing crises and slips along the way. Repórter Brasil Noite, on the other hand, adopted a more balanced perspective on the coverage but avoided thorny issues. In relation to economic interests, even from different perspectives, Rede Globo and Record prioritized the agendas and carried out positive scheduling, mainly of the agendas on pension reform. The editorial positions revealed their own ways of constructing narratives and, in the case of Jornal da Record and Repórter Brasil, the work concentrated on breaking news. The Jornal Nacional reports were unfolded in archives, more complex and elaborate investigations, especially when they shed light on Bolsonaro's weaknesses. Regarding the self-perception of their role in informing, in common, it was noticed that the newscasts, in the face of the escalation of violence, adopted more rigorous care with the values and principles of journalism to position themselves mainly as instruments of control and exercise of power. They took upon themselves the activity of social scheduling and aligned references to editorial interests. This is without losing sight of the values and principles of journalism.
Keywords: Telejornalismo
Poder
Análise da materialidade audiovisual
Enquadramentos jornalísticos
Autopercepção
Jair Bolsonaro
Newscast
Power
Analysis of audiovisual materiality
Journalistic framing
Selfperception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17792
Issue Date: 20-Aug-2024
Appears in Collections:Doutorado em Comunicação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons