Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17768
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristianecarlacosta.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A participação das famílias na escola: possibilidades e limites de aproximação em uma escola estadual de Minas Gerais
Author: Costa, Cristiane Carla
First Advisor: Alvim, Maria Isabel Silva Azevedo
Referee Member: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Costa, Mariane Ambrósio
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão analisa a participação dos pais, mães ou responsáveis nas reuniões bimestrais e processos decisórios, eleição para direção e para colegiado escolar da Escola Estadual Olhos D’Água, localizada no interior de Minas Gerais. Neste sentido, questionamos: de que forma a gestão escolar pode fomentar a participação dos pais nas reuniões e processos decisórios na Escola Estadual Olhos D’Água? Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar e analisar de que forma a gestão escolar pode fomentar a participação dos pais, mães ou responsáveis nas reuniões bimestrais e processos decisórios da Escola Estadual Olhos d’Água e como objetivos específicos I - Descrever a legislação vigente sobre a relação família e escola e a participação dos pais e/ou responsáveis nos processos da escola; II - Apresentar os dados de participação dos pais e/ou responsáveis nos processos escolares; III - Analisar as potencialidades e dificuldades para a participação dos pais, mães ou responsáveis nas reuniões bimestrais e nos processos decisórios dessa escola; IV - Propor estratégias para a aproximação e articulação das famílias com a Escola Estadual Olhos D’Água. Utilizamos, para a construção do referencial teórico, os conceitos de participação, de mídia e de recursos tecnológicos presentes nas famílias na contemporaneidade, o conceito de participação das famílias na escola e o conceito de gestão democrática participativa. A metodologia utilizada é qualitativa, valendo-nos da pesquisa bibliográfica e análise documental. Para a pesquisa de campo realizamos entrevistas com os pais, mães ou responsáveis e questionários com professores e gestores. Os dados gerados permitiram compreender que as famílias colocam o trabalho e os horários das reuniões como limitadores para a participação na escola. A partir disso, entendemos que respeito mútuo, conhecimento compartilhado e comunicação são fundamentais para possibilitar a aproximação destas instituições. Diante desse cenário, as ações estabelecidas para o plano de intervenção são: a apresentação da pesquisa aos professores, criação de grupo de WhatsApp família e escola, reuniões de maneira virtual e projetos educacionais com a participação das famílias.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case analyzes the participation of parents in bimonthly meetings and decision-making processes, election for management and school collegiate at “Olhos D’Água” State School, located in the interior of Minas Gerais. In this sense, we ask: how can school management encourage parental participation in meetings and decision-making processes at “Olhos D’Água” State School? The present management case has the general objective of investigating and analyzing how school management can encourage the participation of family in bimonthly meetings and decision-making processes at the “Olhos D’Água” State School. The specific objectives are I - Describe the current legislation on the family and school relationship and the participation of parents and/or guardians in school processes; II - Present data on the participation of parents and/or guardians in school processes; III - Analyze the potential and difficulties for the participation of parents in bimonthly meetings and in the decision-making processes of that school; IV - Propose strategies for bringing families closer together and articulating them with the “Olhos D’Água” State School. To construct the theoretical framework, we used the concepts of participation, media and technological resources present in contemporary families, the concept of family participation in school and the concept of participatory democratic management. The methodology used is qualitative, using bibliographic research and documentary analysis. For field research we carried out interviews with fathers, mothers or guardians and questionnaires with teachers and managers. In conclusion, when we realize that families place work, schedule, among others, as limiting their participation in school, we believe that mutual respect, shared knowledge and clear communication are fundamental to enable these institutions to come together. Given this scenario, the actions established for the intervention are: presentation of the research to teachers, creation of a family and school WhatsApp group, virtual meetings and educational projects with the participation of families.
Keywords: Participação da família
Relação escola-família
Gestão escolar
Comunicação
Possibilidades de aproximação
Family participation
School-family relationship
School management
Communication
Possibilities of approximation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17768
Issue Date: 3-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons