https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17763
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rafaelafrancotoldo.pdf | 977.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Guida e Aurélia: a complementaridade das protagonistas alencarianas |
Autor(es): | Toldo, Rafaela Franco |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Júlia Simone |
Membro da banca: | Faria, Alexandre Graça |
Membro da banca: | Zanirato, Tatiana Franca Rodrigues |
Resumo: | A presente dissertação tem como ponto de partida um diálogo com a obra Ao vencedor as batatas, de Roberto Schwarz, e a lacuna deixada pelo autor em sua análise sobre a obra Senhora, de José de Alencar, em sua relação de profundidade e representação de mudança estética no período de transição do Romantismo brasileiro dentro do corpus literário do autor oitocentista. Para tal, objetiva-se trazer três principais discussões: a pertinência da análise de Schwarz sobre a importação dos modelos europeus para a literatura brasileira e seu papel na construção da intelectualidade no período pós-independência; a resposta da intelectualidade brasileira aos ensaios de Schwarz — a definição do projeto de literatura de José de Alencar — ; e, por fim, o uso da própria metodologia de Schwarz para analisar as obras Sonhos d’Ouro e Senhora, a partir da perspectiva da complementaridade de suas protagonistas. Ao longo do trabalho, teve-se como pergunta norteadora o seguinte: como as ideias europeias são assimiladas no Brasil do período de José de Alencar? É possível analisar a produção de um autor em comparação a outro ou sua produção precisa ser analisada em uma perspectiva interna? As hipóteses que nortearam o viés da discussão foram as de que antes de comparar as obras de autores diferentes entre si, é necessário entender o contexto no qual aquele autor produz e qual o projeto literário defende, caso possua um. Além disso, há a necessidade de analisar as obras de um mesmo autor antes de partir para uma análise de viés “evolucionista” entre movimentos literários, dentro da produção de autores de transição de movimentos. Após a discussão das hipóteses apresentadas nos capítulos, foi possível entender as características do desajuste da implementação das ideias liberais no Brasil e a importância de entender a posição literária de José de Alencar, para depois poder analisar as obras Sonhos d’Ouro e Senhora em perspectiva, de maneira a mostrar como as mudanças se operam dentro do mesmo conjunto de obras do autor. Ainda, nesta análise, foi possível apresentar motivos para inserir mais uma obra no estilo “perfil de mulher” para as análises da complementaridade das protagonistas alencarianas. |
Abstract: | This dissertation starts with a dialogue between Roberto Schwarz's work Ao vencedor as batatas and the gap left by the author in his analysis of José de Alencar's work Senhora, in its relationship to the depth and representation of aesthetic change during the transition period of Brazilian Romanticism within the literary corpus of the 19th-century author. To this end, the dissertation aims to bring three main discussions: the relevance of Schwarz's analysis of the importation of European models into Brazilian literature and their role in the construction of intellectualism in the post-independence period; the Brazilian intellectuals' response to Schwarz's essays, the definition of José de Alencar's literary project; and finally, the use of Schwarz's own methodology to analyze the works Sonhos d’Ouro and Senhora from the perspective of the complementarity of their protagonists. The guiding question throughout the work was: how are European ideas assimilated in Brazil during José de Alencar's period? Is it possible to analyze an author's work in comparison to another, or should their work be analyzed internally? The hypotheses that guided the discussion were that, before comparing the works of different authors, it is necessary to understand the context in which that author writes and what literary project they defend, if any; and the need to analyze the works of the same author before moving on to an "evolutionary" analysis of literary movements within the production of transitional authors. After discussing the hypotheses presented in the chapters, it was possible to understand the characteristics of the misalignment in implementing liberal ideas in Brazil and the importance of understanding José de Alencar's literary position in order to analyze Sonhos d’Ouro and Senhora in perspective, showing how changes occur within the same set of works by the author. In this analysis, it was also possible to present reasons to include another work in the "female profile" style for the analysis of the complementarity of Alencarian protagonists. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira José de Alencar Roberto Schwarz Liberalismo Romantismo brasileiro Brazilian literature Liberalism Brazilian romanticism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17763 |
Data do documento: | 3-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons