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Type: Dissertação
Title: Aterro estruturado sobre colunas Deep Soil Mixing
Author: Ávila, Clara Teixeira de Barros
First Advisor: Riccio Filho, Mario Vicente
Co-Advisor: Almeida, Márcio de Souza Soares de
Referee Member: Pitanga, Heraldo Nunes
Referee Member: Baroni, Magnos
Resumo: A demanda por obras de infraestrutura no Brasil é crescente, de maneira que pressiona a construção sobre terrenos com baixa capacidade de suporte e alta compressibilidade. Para viabilizar a construção dessas obras, uma técnica recém introduzida no país é a de aterro estruturado com colunas Deep Soil Mixing (Mistura Profunda de Solos, em livre tradução), que consiste no tratamento in-situ do solo, ao qual se mistura cal, cimento ou uma composição desses com outros ligantes especiais. Sobre esses elementos, podem ser instaladas uma ou mais camadas de reforço geossintético, de modo a otimizar a concentração de cargas sobre as colunas, fenômeno conhecido como arqueamento do solo. O presente trabalho apresenta a instrumentação e análise do projeto de extensão da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre (RS), cujo aterro foi construído sobre uma malha de colunas DSM, obtendo-se recalques mínimos no período monitorado. Dessa forma, com o intuito de avaliar as condições iniciais de projeto, foi feita uma estimativa dos parâmetros geotécnicos do solo com base na campanha de investigações de campo e laboratório realizada na área, sobretudo o ensaio de piezocone, a partir de correlações empíricas e semiempíricas. Além disso, para verificar se as colunas executadas atenderam os requisitos de projeto, foi realizada a análise estatística da resistência à compressão simples característica de amostras coletadas das colunas durante sua execução. Por fim, são apresentados e analisados os dados do monitoramento geotécnico a partir da instalação de células de tensão total, placas de recalque e piezômetros em uma ilha de instrumentação, que permitiram avaliar a analisar a ocorrência do arqueamento do solo, bem como monitorar a ocorrência de recalques pari passu à construção do aterro. Isto posto, foi verificado que o comportamento do aterro estruturado, em termos de tensões totais verticais, poropressões e deslocamentos verticais foi condizente com o esperado, de modo que houve redução de tensões aplicadas no solo de fundação e, por conseguinte, foram medidos deslocamentos de pequena magnitude.
Abstract: The demand for infrastructure works in Brazil has been growing, which put pressure on the construction on lands with low support capacity and high compressibility. To enable the construction of this work, a technique, which was recently introduced in Brazil, is the piled reinforced embankment constructed over Deep Soil Mixing columns which consists of the in-situ treatment of the soil, mixed with lime, cement or a composition of these ones with other special binders. On these columns, one or more layers of geosynthetic reinforcement can be installed, in order to optimize the concentration of loads on the columns, which is a phenomenon known as soil arching. This dissertation presents the geotechnical instrumentation and general aspects of the widening project of the Salgado Filho International Airport landing and takeoff runway, located in Porto Alegre (RS). The embankment of the runway was constructed over DSM columns and the settlements measured during the monitoring period were considerably small. In order to evaluate the initial conditions of the project, an estimate of the soil geotechnical parameters is performed from empirical and semiempirical correlations with the results of the piezocone test. In addition, the statistical analysis of the unconfined compressive strength of samples collected from the columns during their execution is performed, in order to verify if they meet the design requirements. Finally, the geotechnical monitoring was carried out from the installation of total pressure cells, the settlement plates and the piezometers on an instrumentation island, in order to allow evaluating the ocurrence of soil arching, as well as monitoring the occurrence of settlements pari passu to the construction of the landfill. That said, it was verified that the structured embankment, in terms of the measured total vertical stress, pore pressure and vertical displacements, behaved as expected, so that there was a reduction of stresses applied in the foundation soil and, therefore, displacements of small magnitude were measured.
Keywords: Aterro estruturado
Arqueamento do solo
Deep Soil Mixing
Ensaio de piezocone
Instrumentação geotécnica
Piled reinforced embankment
Soil arching
Piezocone penetration test
Geotechnical instrumentation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17727
Issue Date: 24-Nov-2021
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