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Clase: Dissertação
Título : Gerenciamento e diversificação curricular das eletivas no ensino médio em tempo integral: ações voltadas para o aprimoramento da disciplina com ênfase no protagonismo estudantil em uma escola estadual de Minas Gerais
Autor(es): Aleixo, Ediney Aredes
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Miembros Examinadores: Araújo, Eduardo Santos
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso em análise tem como objetivo geral identificar e analisar os fatores que dificultam a gestão curricular das eletivas numa escola estadual mineira, tendo em vista especialmente as expectativas de transdisciplinaridades e protagonismo que norteiam esse componente curricular. Os objetivos específicos definidos foram: descrever as principais dificuldades na gestão dos componentes curriculares, após a implementação da política; analisar as dificuldades apresentadas na execução, planejamento das aulas e na consolidação das práticas pedagógicas das eletivas e elaborar propostas de aprimoramento da gestão dessa unidade curricular. Nesta direção, foi feita pesquisa documental e análise de dados qualitativos, tendo como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas, questionário fechado e grupo focal com atores envolvidos neste processo. Dentre os referenciais teóricos estudados, destacam-se Arroyo (2012), Coelho e Hora (2009), Moll (2012), Parente (2018), Costa (2001), Dayrell (2007) e Souza (2009). Pelas análises de evidências, foi possível identificar problemas que se relacionam diretamente com as eletivas na escola. Dentre esses, pode-se elencar os seguintes: (1) a formação precária dos docentes; (2) o planejamento dos professores; (3) a escolha da temática pelo aluno e; (4) conveniência administrativa para escolha das temáticas. Dessa maneira, a questão norteadora é: Como aprimorar a gestão da unidade curricular de eletivas na escola investigada, de modo a contribuir para a formação integral do jovem protagonista, como dispõe o documento orientador da Escola de Ensino Médio Tempo Integral Profissional? Busca-se com este trabalho, portanto, indicar estratégias de melhoria no gerenciamento dessas disciplinas que contribuam para a formação do jovem protagonista.
Resumen : This dissertation was developed as part of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The general objective of the case under analysis is to identify and analyze the factors that hinder the curricular management of electives in a state school in Minas Gerais, especially in view of the expectations of transdisciplinarities and protagonism that guide this curricular component. The specific objectives defined were: to describe the main difficulties in managing the curricular components, after the policy was implemented; to analyze the difficulties presented in the execution, planning of classes and consolidation of the pedagogical practices of electives; and to draw up proposals for improving the management of this curricular unit. To this end, documentary research and qualitative data analysis were carried out, using semi-structured interviews, a closed questionnaire and a focus group with the actors involved in this process. The theoretical references studied included Arroyo (2012), Coelho and Hora (2009), Moll (2012), Parente (2018), Costa (2001), Dayrell (2007) and Souza (2009). From the analysis of the evidence, it was possible to identify problems that are directly related to electives at school. Among these, the following can be listed: (1) poor teacher training; (2) teacher planning; (3) the student's choice of subject and; (4) administrative convenience in choosing subjects. Thus, the guiding question is: How can we improve the management of the elective curricular unit at the school under investigation, in order to contribute to the integral formation of the young protagonist, as set out in the guiding document of the Full-Time Professional High School? The aim of this work is therefore to indicate strategies for improving the management of these subjects that contribute to the education of the young protagonist.
Palabras clave : Educação integral
Flexibilização curricular
Protagonismo juvenil
ntegral education
Curricular flexibility
Youth protagonism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17724
Fecha de publicación : 3-oct-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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