https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17676
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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stellamirandacamposdasilva.pdf | PDF/A | 2.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepção dos responsáveis sobre as contribuições da prática da ginástica: um estudo de caso de um projeto de extensão universitária |
Autor(es): | Silva, Stella Miranda Campos da |
Primeiro Orientador: | Amaral, Josária Ferraz |
Membro da banca: | Silva, Marcus Vinicius da |
Membro da banca: | Chaves, Aline Dessupoio |
Resumo: | A prática regular de atividade física é fundamental para a saúde física e mental, oferecendo benefícios comprovados, como a redução da mortalidade e a prevenção de diversas doenças. No entanto, o sedentarismo está crescendo, afetando tanto adultos quanto crianças e jovens no Brasil. Reconhecendo o letramento corporal como uma abordagem crucial para incentivar a participação em atividades físicas e promover um desenvolvimento holístico, a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares-MG, implementou o projeto de extensão “Iniciação à Ginástica: saúde e qualidade de vida para a família”. Este projeto oferece aulas de ginástica para crianças de 4 a 12 anos, com o objetivo de promover o bem-estar físico, mental e social dos participantes. O estudo teve como objetivo compreender as motivações para a matrícula e a percepção dos responsáveis sobre os benefícios físicos, cognitivos, emocionais e sociais proporcionados pelo projeto. Participaram 26 responsáveis (20 mães, 4 pais, 1 avó e 1 irmã) de 30 alunos (28 meninas e 2 meninos), o que representa 48,4% do total de alunos no projeto. Os responsáveis preencheram um formulário de anamnese com informações socioeconômicas e demográficas e participaram de entrevistas individuais, abertas e semiestruturadas. A análise das características socioeconômicas e demográficas dos participantes, bem como dos dados sobre seus filhos, foi realizada por meio de técnicas estatísticas descritivas, enquanto as entrevistas foram analisadas com o método de Análise de Conteúdo. Os responsáveis perceberam benefícios amplos e abrangentes provenientes da prática da ginástica. No aspecto físico, notaram melhorias tanto em capacidades físicas e habilidades motoras fundamentais quanto em habilidades específicas da ginástica. Cognitivamente, relataram avanços em áreas como atenção, concentração e capacidade de aprendizagem; psicossocialmente, observaram melhorias na autoestima, autoconfiança, sociabilidade e controle emocional das crianças. Conclui-se que o projeto de iniciação à ginástica não só cumpriu seus objetivos iniciais e atendeu às expectativas dos responsáveis, como também destacou a importância de manter e aprimorar iniciativas de iniciação esportiva que respeitem as fases de desenvolvimento das crianças, promovendo o letramento corporal e, consequentemente, potencializando o envolvimento em atividades físicas ao longo da vida. |
Abstract: | Regular physical activity is crucial for physical and mental health, offering proven benefits such as reduced mortality and the prevention of various diseases. However, sedentary behavior is increasing, affecting both adults and children and adolescents in Brazil. Recognizing bodily literacy as a crucial approach to encourage participation in physical activities and promote holistic development, the Federal University of Juiz de Fora, Governador Valadares campus, implemented the extension project “Gymnastics Introduction: Health and Quality of Life for the Family.” This project offers gymnastics classes for children aged 4 to 12 years, aiming to promote physical, mental, and social well-being of the participants. The study aimed to understand the motivations for enrollment and the caregivers’ perception of the physical, cognitive, emotional, and social benefits provided by the project. The study involved 26 caregivers (20 mothers, 4 fathers, 1 grandmother, and 1 sister) of 30 students (28 girls and 2 boys), representing 48.4% of the total number of students in the project. The caregivers completed a medical history form with socioeconomic and demographic information and participated in individual, open, and semi-structured interviews. The analysis of the socioeconomic and demographic characteristics of the participants, as well as the data regarding their children, was carried out using descriptive statistical techniques, while the interviews were analyzed using Content Analysis methodology. The caregivers perceived broad and comprehensive benefits from practicing gymnastics. Physically, they observed improvements in both fundamental physical capacities and motor skills as well as specific gymnastics skills. Cognitively, they reported advancements in areas such as attention, concentration, and learning capacity; psychosocially, they observed improvements in the children’s self-esteem, self-confidence, sociability, and emotional control. It is concluded that the gymnastics introduction project not only achieved its initial objectives and met the caregivers’ expectations but also highlighted the importance of maintaining and enhancing sports initiation initiatives that respect children’s developmental stages, thereby promoting bodily literacy and consequently enhancing lifelong participation in physical activities. |
Palavras-chave: | Ginástica Letramento corporal Infância Iniciação esportiva Gymnastics Physical literacy Childhood Sports initiation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla da Instituição: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17676 |
Data do documento: | 21-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Educação Física - Campus GV |
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