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Tipo: Dissertação
Título: Uma educação para além do mercado: estética da existência, cuidado de si e parresia
Autor(es): Cruz, Maria Helena
Primeiro Orientador: Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
Membro da banca: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Membro da banca: Pelizzoni, Gisela Marques
Resumo: A presente pesquisa explora como a estética da existência, embasada pelo cuidado de si e pela parresia, pode contribuir para a resistência à atual tendência educacional, que tem seus alicerces no discurso do empreendedorismo de si e na precarização das subjetividades, com vistas a promover a submissão do indivíduo às necessidades do mercado e do capitalismo neoliberal, dificultando a formação de sujeitos críticos, autônomos e comprometidos com a sociedade e com o bem coletivo. Para isso, suas bases teóricas foram tecidas a partir de revisão bibliográfica de textos que contribuíram para a concepção do presente estudo. Buscou-se analisar as possíveis benesses para a prática pedagógica de docentes inconformados com os rumos que segue a educação contemporânea, tendo como ferramenta os conceitos que sustentam a estética da existência na formação ética, assim como a aplicação do cuidado de si na educação, para fortalecer o senso de responsabilidade social e o potencial da parresia na expressão livre e na participação crítica e responsável dos sujeitos em sociedade. Também foram analisadas as condições que levaram ao avanço da lógica de mercado sobre a educação, bem como as experiências pedagógicas bem-sucedidas que significaram uma resistência ao status quo das instituições educacionais, partindo de um inconformismo com a realidade presenciada pelos educadores que se propuseram a romper paradigmas. Diante dos desafios na educação contemporânea, a revolta de educadores inconformistas encontra na estética da existência um modo de pensar a educação de forma disruptiva e de resistir às pressões da atual educação voltada para o mercado.
Abstract: This research explores how the aesthetics of existence based on self-care and parrhesia can contribute to resistance against the current educational trend, which is rooted in the discourse of self-entrepreneurship and the precariousness of subjectivities, aiming to promote the submission of the individual to the needs of the market and neoliberal capitalism, hindering the formation of critical, autonomous subjects committed to society and the collective good. To this end, its theoretical foundations were woven from a bibliographical review of texts that contributed to the conception of this study. The aim was to analyze the possible benefits for the pedagogical practice of teachers who are dissatisfied with the direction of contemporary education, using as a tool the concepts that underpin the aesthetics of existence in ethical education, such as the application of self-care in education to strengthen the sense of social responsibility and the potential of parrhesia in the free expression and critical and responsible participation of subjects in society. The conditions that led to the advance of market logic over education were also analyzed, as well as successful pedagogical experiences that signified a resistance to the status quo of educational institutions, stemming from the nonconformity of educators who set out to break paradigms. Faced with the challenges of contemporary education, the revolt of nonconformist educators finds in the aesthetics of existence a way of thinking about education disruptively and resisting the pressures of market-driven education.
Palavras-chave: Educação para o mercado
Estética da existência
Cuidado de si
Parresia
Democracia
Education for the market
Aesthetics of existence
Care of self
Parrhesia
Democracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17635
Data do documento: 12-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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