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Tipo: Dissertação
Título: Entrando na ciranda: aids, infâncias e políticas públicas em saúde no Brasil
Autor(es): Calais, Lara Brum de
Primeiro Orientador: Perucchi, Juliana
Membro da banca: Ronzani, Telmo Mota
Membro da banca: Seffner, Fernando
Resumo: A presente pesquisa de mestrado parte do pressuposto de que existem determinadas especificidades relacionadas à problemática da aids, que se configuram a partir de elementos como classe, sexualidade, gênero, raça, território e geração, envolvendo processos de hierarquização social da epidemia. Com o objetivo de investigar os discursos que atravessam as políticas públicas em saúde no Brasil voltadas à questão da aids na infância e analisar os dispositivos de saber/poder que constituem os enunciados e as posições de sujeito da infância com aids, encontramos sustentação no referencial teórico de Michel Foucault, que permite analisar como os discursos produzem posições de sujeito, operando por meio de complexas relações de poder. Em meio a índices epidemiológicos que orientam políticas públicas em saúde, há uma preocupação atual com a incidência da aids em mulheres, apontando para a Transmissão Vertical do HIV como uma prioridade em termos de políticas de prevenção. Contudo, quando se trata de políticas públicas voltadas especificamente para a infância que vive com HIV/aids, há uma invisibilidade e um silenciamento, que, de acordo com perspectiva de análise da presente pesquisa, designa posições de sujeito hierarquizadas no âmbito das políticas públicas em HIV/aids no Brasil. O delineamento metodológico contempla a pesquisa documental e a Análise do Discurso de referencial foucauldiano. A fonte de produção de dados é composta por documentos oficiais que reúnem as políticas públicas que enunciam articuladamente infância e HIV/aids. Tratam-se, portanto, de documentos de domínio público disponíveis no site do Ministério da Saúde do Brasil, que fazem referência às categorias de análise da pesquisa. A partir da análise documental, observou-se que existem posições diferenciadas de infância no âmbito da aids, ou seja, uma infância que é, ao mesmo tempo, enunciada como alvo de políticas públicas, antes mesmo de se conhecer seu status sorológico e, por outro lado, como uma infância que vive com HIV/aids, que, entretanto, deixa de ser alvo de políticas públicas. Tais posições de invisibilidade da criança como sujeito de direitos, bem como, a enunciação desse “não-lugar” para a infância vivendo com HIV/aids nas políticas públicas de saúde no Brasil produzem efeitos de vulnerabilidade social e programática no âmbito das práticas sociais em saúde pública voltadas a esse segmento populacional. Assim, é válido fomentar iniciativas que atentem para um questionamento crítico e propositivo no âmbito da saúde pública, considerando que os discursos que enunciam a infância e a aids na infância, também fabricam as políticas públicas na área da saúde e reverberam práticas e saberes.
Abstract: The present master’s degree research starts with the view according to which there are certain specificities related to the aids theme, which are configured from elements such as class, sexuality, gender, race, territory and generation, involving processes of social hierarchization of the epidemic. With the goal of investigating the discourses which are related to the public health care policies in Brazil aimed to the issues of aids in the childhood and of analyzing the knowledge/power devices which constitute the statements and positions of the subject of childhood with aids, we find support in the theoretical references of Michel Foucault, which allows the analysis of how the discourses produce positions of subject, operating by means of complex power relations. Among epidemiologic indexes which guide public health care policies, there is a current concern with the incidence of aids in women, pointing to the Vertical Transmission of HIV as a priority in terms of prevention policies. However, when it comes to public policies aimed specifically to the childhood that lives with HIV/aids, there is an invisibility and a silencing, which, according to the analysis perspective of the present research, delegates positions of subject hierarchized in the scope of the public health care policies on HIV/aids in Brazil. The methodological outline contemplates the documental research and the Discourse Analysis of Foucaultian reference. The data production source is composed of official documents which gather the public policies and articulately enunciate childhood and HIV/aids. They are, therefore, public domain documents available at the Brazilian Health Ministry’s website, which are reference to the categories of research analysis. From the documental analysis we have observed that there are different positions of childhood when it comes to aids, that is, a childhood which is, at the same time, enunciated as target of public policies, even before their serologic status is known and, on the other hand, as a childhood who lives with HIV/aids, which, however, is no longer targeted by public policies.. Such position of child invisibility as a subject of rights, as well as the enunciation of this “no-place” to childhood living with HIV/aids in the public health care policies in Brazil produce effects of social and programmatic vulnerability in the scope of public health care policies aimed at this slice of the population. Therefore, it is valid to foment initiatives which take into consideration the critical and propositive questioning in the realm of public health, considering that the discourses enunciate childhood and aids in the childhood, also fabricate the public health care policies and reverberate practices and knowledge.
Palavras-chave: HIV/aids
Infância
Políticas públicas
HIV/aids
Childhood
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1759
Data do documento: 29-Fev-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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