Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17550
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissaferreiramatosdasilvaelias.pdf873.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desafios encontrados por professores para o ensino e a aprendizagem de matemática para crianças do 1° ano do ensino fundamental após pandemia
Autor(es): Elias, Larissa Ferreira Matos da Silva
Primeiro Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Membro da banca: Moreira, Diego de Souza
Membro da banca: Ribeiro, Caroline de Paula
Resumo: O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa surgiu devido a curiosidade da pesquisadora quanto às dificuldades que os alunos e as professoras tiveram com esse retorno presencial, tendo que superar lacunas e desafios presentes no ensino e aprendizagem no ensino de matemática. Diante disso, torna-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o assunto. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar os desafios encontrados pelas professoras do primeiro ano do ensino fundamental no desenvolvimento das crianças no ensino de Matemática em uma escola da rede privada, localizada no centro de Juiz de Fora, no período pós-pandêmico. Teve-se como problemática a seguinte questão: Quais os desafios encontrados no desenvolvimento dos alunos nos conteúdos de matemática após o período pandêmico? A pesquisa tratou-se de um estudo de caráter qualitativo, sendo o processo o foco principal, no qual a compreensão, a explanação, a apresentação e a interpretação dos fenômenos foram essenciais, tendo como foco de interesse um fenômeno atual, que só poderão ser analisados dentro do contexto da vida real, no qual se adotou um enfoque exploratório e descritivo, aberto às descobertas. A pesquisa foi realizada com duas professoras – Karla e Karina – do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos de produção de dados foram entrevistas e conversas com as participantes. Levando em consideração que com o retorno das aulas presencias ainda tiveram alunos com lacunas no ensino e aprendizagem de matemática, as professoras tiveram que se reinventar e voltar em conteúdos já ensinados para que essa dificuldade pudesse ser suprida, pois como eles tinham acabado de retornar à escola, no qual muitos não tinham nem estudado presencialmente ainda, tiveram que se adaptar. Com a convivência com os colegas, ambos puderam entender como viver socialmente. Dessa forma, as professoras tiveram que fazer com que os alunos se mantivessem atentos, interessados e motivados, utilizando diversos recursos, para tentar ajudar e minimizar um pouco os prejuízos causados
Abstract: The interest in developing the research work arose due to the researcher's curiosity about the difficulties that students and teachers had with this in-person return, having to overcome gaps and challenges present in teaching and learning in mathematics teaching. In view of this, a more in-depth study on the subject becomes necessary. The present research work aims to analyze the challenges encountered by first-year elementary school teachers in the development of children in mathematics teaching in a private school, located in the center of Juiz de Fora, in the post-pandemic period. The following question was considered as a problem: What are the challenges encountered in the development of students in mathematics content after the pandemic period? The research was a qualitative study, with the process being the main focus, in which the understanding, explanation, presentation and interpretation of phenomena were essential, with the focus of interest being a current phenomenon, which can only be analyzed within the context of real life, in which an exploratory and descriptive approach was adopted, open to discoveries. The research was conducted with two teachers – Karla and Karina – from the first year of Elementary School. The data production instruments were interviews and conversations with the participants. Taking into account that with the return of in-person classes there were still students with gaps in the teaching and learning of mathematics, the teachers had to reinvent themselves and go back to content already taught so that this difficulty could be overcome, because as they had just returned to school, where many had not even studied in person yet, they had to adapt. By interacting with their colleagues, both were able to understand how to live socially. Thus, the teachers had to make the students stay attentive, interested and motivated, using various resources, to try to help and minimize some of the damage caused
Palavras-chave: Pós-pandemia
Ensino e aprendizagem
Matemática
Anos iniciais do ensino fundamental
Post-pandemic
Teaching and learning
Mathematics
Early years of elementary school
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17550
Data do documento: 6-Set-2024
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons