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Tipo: Dissertação
Título: Juventude e escola no cenário discursivo e midiático: uma aposta no grêmio estudantil e no recurso à palavra
Autor(es): Toledo, João Victor Ribeiro
Primeiro Orientador: Santana, Wedencley Alves
Membro da banca: Oliveira, Luiz Ademir de
Membro da banca: Barberino, Willian Marcel
Resumo: Advindo de uma aposta de enlace entre a a psicanálise a análise do discurso, o presente estudo busca tecer considerações sobre o sujeito jovem e a escola. Ampliando a noção de educação para além de práticas normativas e curriculares, defende-se uma reflexão da instituição escolar sob a ótica da constituição dos sujeitos para o âmbito social, político e subjetivo, onde o jovem é destacado como personagem principal nessa trama. A dinâmica da midiatização também será elucidada, buscando interlocuções entre as diversas produções de discursos sobre a juventude e a escolarização. Para contornar os sintomas manifestos pelos jovens na escola, advindos de situações de mal-estar, o grêmio estudantil será defendido como dispositivo crucial para dar voz aos sujeitos e possibilitar endereçamentos e desidentificação. Para tanto, iremos elucidar algumas falas de jovens do grêmio estudantil e educadores em uma escola estadual de Juiz de Fora, a qual foi alvo de uma intervenção em 2017 e outra em 2023. De um modo geral, os enunciados revelam desconfortos dos jovens com padrões de silenciamentos da escola, bem como a evidência de um esvaziamento escolar em voga após a pandemia, o que nos faz refletir sobre sintomas dos sujeitos da história e do desejo.
Abstract: Emerging from an intertwining of psychoanalysis and discourse analysis, the present study seeks to weave considerations about the young subject and the school. Expanding the notion of education beyond normative and curricular practices, a reflection on the school institution is advocated from the perspective of subject constitution for the social, political, and subjective realms, where the young person is highlighted as the main character in this plot. The dynamics of mediatization will also be elucidated, seeking dialogues between the various discourses about youth and schooling. To address the symptoms manifested by young people in school, stemming from situations of discomfort, the student council will be advocated as a crucial device to give voice to the subjects and enable addressing and disidentification. To this end, we will elucidate some statements from young people in the student council and educators at a state school in Juiz de Fora, which was the target of an intervention in 2017 and another in 2023. Overall, the utterances reveal discomfort among young people with patterns of silencing in the school, as well as evidence of a school emptiness in vogue after the pandemic, prompting us to reflect on the symptoms of subjects of history and desire.
Palavras-chave: Escola
Psicanálise
Juventude
Análise do discurso
Grêmio estudantil
School
Psychoanalysis
Youth
Discourse analysis
Student council
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17523
Data do documento: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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