Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17487
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vitoriottemedeiros.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Formação continuada de professores de ciências da natureza: contribuições de uma pesquisa colaborativa para a construção de uma prática docente reflexiva
Autor(es): Medeiros, Vitor Iotte
Primeiro Orientador: Lopes, José Guilherme da Silva
Membro da banca: Pereira, Júlio Emílio Diniz
Membro da banca: Faria, Fernanda Luiza de
Membro da banca: Reis, Ivoni de Freitas
Membro da banca: Afonso, Andréia Francisco
Resumo: O objetivo geral desta investigação é compreender quais são as possíveis potencialidades e limitações de um processo formativo com professores de Ciências da Natureza, da rede municipal de Juiz de Fora, na perspectiva da pesquisa colaborativa, por meio da reflexão sobre a prática docente e da construção de sequências didáticas embasadas nas metodologias ativas de aprendizagem com vistas ao Desenvolvimento Profissional Docente. Para isso, utilizamos os referenciais teóricos sobre o isolamento docente como Júlio Diniz-Pereira, Andy Hargreaves; reflexão sobre a prática docente Isabel Alarcão; para o Desenvolvimento Profissional Docente nos baseamos em Paulo Menezes e Carlos Marcelo e como referencial teórico-metodológico utilizamos a pesquisa colaborativa de Ivana Maria Ibiapina. Elaboramos um processo formativo, com 20 encontros de 3h, para ser nosso corpus de análise e realizamos um questionário inicial para a inscrição no processo formativo e por meio das respostas construímos o perfil dos professores participantes da pesquisa. Utilizamos as gravações em áudio e vídeo para mapear os encontros de modo a otimizar as análises posteriores. Foi realizado também entrevistas individuais e um grupo focal para avaliação do processo formativo. A análise dos dados construídos ao longo da pesquisa nos indica que o isolamento docente continua sendo uma característica marcante na identidade profissional, sendo o isolamento estratégico o mais facilmente percebido. Percebemos também que os professores refletem sobre sua prática profissional, porém possuem dificuldades de sistematizar essa reflexão e evoluir para uma reflexão coletiva sobre a prática docente. Entretanto, ao ser oportunizado a construção das sequências didáticas baseadas nas metodologias ativas, mostraram ter apreendido sobre essa abordagem no processo formativo e experimentaram se expor e contribuir colaborativamente com o trabalho desenvolvido pelo colega. Concluímos que se torna fundamental a proposição de políticas públicas de incentivo a construção de grupos colaborativas nas comunidades escolares a fim de fomentar pesquisas sobre a própria prática, oportunizando a reflexão sistemática da ação docente e promover o desenvolvimento profissional dos professores.
Abstract: The general objective of this research is to understand the potential and possible limitations of a training process with science teachers, from the municipal of Juiz de Fora, from the perspective of collaborative research, through reflection on teaching practice and the construction of didactic sequences based on Active Learning Methodologies with a view to professional teacher development. To do this, we used theoretical references on teacher isolation Júlio Diniz-Pereira, Andy Hargreaves; reflection on teaching practice Isabel Alarcão; teacher professional development Paulo Menezes and Carlos Marcelo and as a theoretical-methodological reference we used Ivana Maria Ibiapina's collaborative research. We designed a training process, with 20 3-hour meetings, to be our corpus of analysis. We used an initial questionnaire to register for the training process and through the answers we built up a profile of the teachers taking part in the research. We used audio and video recordings to map the meetings in order to optimize subsequent analyses. We also conducted individual interviews and a focus group to evaluate the training process. The analysis of the data gathered during the research shows us that teacher isolation continues to be a striking feature of professional identity, with strategic isolation being the most easily perceived. We also noticed that teachers reflect on their professional practice, but have difficulties systematizing this reflection and developing it into a collective reflection on teaching practice. However, when they were given the opportunity to construct didactic sequences based on active methodologies, they showed that they had learned about this approach in the training process and tried to expose themselves and contribute collaboratively to the work developed by their colleagues. We conclude that it is essential to build public policies to encourage the construction of collaborative groups in school communities in order to encourage the development of research into one's own practice, providing an opportunity for systematic reflection on this action and promoting teachers' professional development.
Palavras-chave: Pesquisa colaborativa
Reflexão sobre a prática docente
Isolamento docente
Metodologias ativas de aprendizagem
Desenvolvimento profissional docente
Collaborative research
Reflection on teaching practice
Teacher isolation
Active learning methodologies
Teacher professional development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17487
Data do documento: 12-Jul-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Química (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons