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Tipo: Dissertação
Título: “Racionalizar as coisas”: a noção de pessoa a partir de um grupo de celebrantes estoicos
Autor(es): Bernardo, Christian Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Cristina Dias da
Membro da banca: Chaves, Lilian Leite
Membro da banca: Santos, Raphael Bispo dos
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo investigar a noção de pessoa articulada por grupos de estoicos em plataformas digitais e redes sociais, a partir da observação do cotidiano de uma comunidade de estoicos, sua rede de relações e outros grupos que também celebram a filosofia no Instagram. Essa rede de pessoas vinculadas à celebração do estoicismo, enquanto uma filosofia prática, está relacionada a concepções de empreendedorismo e a tipos específicos de consumo e estilo de vida que efetivamente constituem certa noção de pessoa. No decorrer da dissertação, percebemos que ao formular contextualizações da filosofia antiga, estes grupos acabam atualizando aspectos das chamadas literatura de gestão empresarial, conduzindo-nos a novos modelos de ação e representação do ideal do empreendedorismo. Para que fosse possível compreender esse campo, além da observação participante nos meios digitais, apresentaremos algumas das leituras abordadas e indicadas por essas pessoas, o que nos levou a duas esferas de análise: (1) a relação com a agência financeira/empresarial, elaborada a partir das literaturas de gestão empresarial, de autoajuda e o contato com o fenômeno do coaching e (2) a relação com o campo das emoções, que engloba parte significante das representações construídas pelos celebrantes do estoicismo. Ambas as dimensões combinadas são tratadas aqui a partir da noção de estilo de vida.
Abstract: The aim of this dissertation is to investigate the notion of person articulated by groups of Stoics on digital platforms and social media, from observing the daily life of a community of Stoics, its network of relationships and other groups that also celebrate the philosophy on Instagram. This network of people linked to the celebration of Stoicism as a practical philosophy is related to conceptions of entrepreneurship and specific types of consumption and lifestyle that effectively constitute a certain notion of person. In the course of the dissertation, we realized that in formulating contextualizations of ancient philosophy, these groups end up updating aspects of the so-called business management literature, leading us to new models of action and representation of the ideal of entrepreneurship. So that it would be possible to understand this field, in addition to participant observation in digital media, we will present some of the readings approached and indicated by these people, which led us to two spheres of analysis: (1) the relationship with the financial/entrepreneurial agency, elaborated from business management literature, self-help literature and contact with the coaching phenomenon and (2) the relationship with the field of emotions, which encompasses a significant part of the representations constructed by the celebrants of Stoicism. Both dimensions combined are dealt with here from the notion of lifestyle.
Palavras-chave: Noção de pessoa
Ambiente digital
Estoicismo
Antropologia das emoções
Sociologia das emoções
Notion of person
Digital environment
Stoicism
Anthropology of emotions
Sociology of emotions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17482
Data do documento: 20-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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