Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17479
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristianecorreaamaral.pdf2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
cristianecorreaamaral-produtoeducacional.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise de obstáculos identificados por meio da aplicação de experimentos mentais a um grupo de licenciandos em matemática
Autor(es): Amaral, Cristiane Corrêa
Primeiro Orientador: Cruz, Willian José da
Membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Membro da banca: Paula, Luciene de
Resumo: Esta pesquisa propõe uma metodologia complementar ao ensino de Matemática, denominada Experimentos Mentais, e visa analisar suas contribuições na formação inicial de um grupo de licenciandos em Matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tais Experimentos são formas de representar o objeto do conhecimento por meio de diagramas, desenvolvendo deduções e abduções que, ao modificar esses diagramas, levam à formação de novos conceitos e/ou generalizações. A escolha dessa proposta metodológica surge da inquietação dos pesquisadores em resgatar práticas pedagógicas que se apoiam em experimentações, analogias e no uso da dialética no ensino de Matemática. Dentro dessa perspectiva, investigaremos a questão: Como a utilização dos Experimentos Mentais no contexto da Educação Matemática influencia a formação inicial de um grupo de professores de Matemática? Para esta pesquisa qualitativa, buscamos alcançar o objetivo traçado ao identificar os obstáculos tanto da metodologia quanto da Matemática, especialmente aqueles de origem epistemológica e didática, que emergem durante a aplicação dos Experimentos Mentais como estratégia metodológica. Os fundamentos teóricos que embasam este estudo incluem os conceitos semióticos de Peirce e os obstáculos de Brousseau, considerados como signos neste contexto. A pesquisa foi desenvolvida durante as aulas da disciplina Matemática Escolar III, ministrada para licenciandos em Matemática da UFJF. A proposta de utilizar os Experimentos Mentais como recurso adicional demonstrou promover um ensino mais contextualizado e crítico, proporcionando aos licenciandos uma compreensão dialética dos conceitos matemáticos.
Abstract: This research proposes a complementary methodology to Mathematics teaching, called Thought Experiments, and aims to analyze its contributions to the initial training of a group of Mathematics undergraduates at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). These Thought Experiments are ways of representing the object of knowledge through diagrams, developing deductions and abductions that, by modifying these diagrams, lead to the formation of new concepts and/or generalizations. The choice of this methodological approach arises from the researchers' concern to recover pedagogical practices that rely on experimentation, analogies, and the use of dialectics in Mathematics teaching. Within this perspective, we will investigate the question: How does the use of Thought Experiments in the context of Mathematics Education influence the initial training of a group of Mathematics teachers? For this qualitative research, we aim to achieve the outlined objective by identifying obstacles both in the methodology and in Mathematics, especially those of epistemological and didactic origins, that emerge during the application of Thought Experiments as a methodological strategy. The theoretical foundations of this study include Peirce's semiotic concepts and Brousseau's obstacles, considered as signs in this context. The research was conducted during the classes of the course Mathematics School III, taught to Mathematics undergraduates at UFJF. The proposal to use Thought Experiments as an additional resource proved to promote a more contextualized and critical teaching approach, providing undergraduates with a dialectical understanding of mathematical concepts.
Palavras-chave: Experimentos mentais
Obstáculos
Formação de professores
Ensino de matemática
Thought experiments
Didactic obstacles
Teacher education
Mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17479
Data do documento: 9-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons