Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17430
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
larissafernandeseugeniodonascimento.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Ensino e aprendizagem de vocabulário no Twitter: foco nas abordagens implícita e hipermodal
Author: Nascimento, Larissa Fernandes Eugênio do
First Advisor: Ribeiro, Patrícia Nora de Souza
Referee Member: Almeida, Sandra Aparecida Faria de
Referee Member: Procópio, Renata Bitencourt
Referee Member: Botelho, Laura Silveira
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo investigar o potencial do Twitter no ensino e aprendizagem de vocabulário do inglês como língua estrangeira a curto prazo, em contexto de ensino implícito e hipermodal. No plano teórico, esta pesquisa se apoia na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia proposta por Mayer (2001) e no Conexionismo. A dissertação resgata a importância dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem do léxico em LE, destacando o papel que a hipermodalidade pode desempenhar na aprendizagem implícita de vocabulário em língua estrangeira em redes sociais, em particular, por meio do Twitter. Metodologicamente, para este estudo de caráter qualitativo-quantitativo, propõe-se um experimento com alunos do curso de inglês da Faculdade de Letras de uma Instituição Federal devidamente matriculados na disciplina de Inglês II, que tem por objetivo expor os participantes a conteúdos autênticos produzidos no Twitter a fim de investigar seus efeitos na aprendizagem a curto prazo do vocabulário de inglês como LE. Os dados serão gerados por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: teste de nivelamento, testes de vocabulário, questionários de identificação e de avaliação do experimento. Com este trabalho foi possível perceber o potencial das redes sociais, em especial do Twitter, no aprendizado de vocabulário em língua estrangeira, em particular do inglês. Além de fornecer contribuições teóricas para a área da linguística aplicada e contribuições pedagógicas para a aquisição lexical.
Abstract: The present dissertation aims to investigate the impacts of Twitter on the teaching and learning of English vocabulary as a foreign language in the short term, in an implicit and hypermodal teaching context. On a theoretical level, this research is based on implicit foreign language learning and the Cognitive Theory of Multimedia Learning proposed by Mayer (2001) and Connectionism. The dissertation highlights the importance of studies on teaching and learning lexicon in FL, highlighting the role that hypermodality can play in the implicit learning of vocabulary in a foreign language on social networks, in particular, through Twitter. Methodologically, for this qualitative-quantitative study, an experiment is proposed with students from the English course at the Faculty of Arts of a Federal Institution, duly enrolled in the English II discipline, which aims to expose participants to authentic content produced on Twitter in order to investigate its effects on the short-term learning of English vocabulary as a FL. Data will be generated using the following research instruments: vocabulary tests, identification and experiment evaluation questionnaires. With this work it was possible to understand the contributions of social networks, especially Twitter, in learning vocabulary in a foreign language, particularly in the English language. In addition to providing theoretical contributions to the area of applied linguistics and pedagogical contributions for lexical acquisition.
Keywords: Lingugens
Humanidades
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17430
Issue Date: 3-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons