Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17418
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
abiliobittar.pdf10.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee1Brinatti, André Maurício-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646179684977811pt_BR
dc.contributor.referee2Simao, Andre Gondim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7547471886110698pt_BR
dc.creatorBittar, Abílio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-02T11:20:06Z-
dc.date.available2024-09-01-
dc.date.available2024-10-02T11:20:06Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17418-
dc.description.abstractIn this work we present the development and application of an educational product for teaching thermodynamics concepts guided by the problem-based learning methodology (PBL) and the CTS (Science, Technology and Society) approach. The dynamics of the work consists of presenting an initial story, accompanied by a video, which aims to immerse students in a problem situation that focuses on the consequences of pollution caused by vehicles powered by combustion engines in large urban centers. Next, students, organized into teams, participate in a game, called Physics Rally, in which they will be encouraged to explore various content associated with the laws of thermodynamics and the performance of combustion engines. At the end, the teams are invited to complete the initial story, providing an outcome to the problem presented. The educational product was applied to a 3rd year high school class at a public school. We consider that the choice of PBL methodology was satisfactory and that, combined with the game's playful resources, it allowed us to motivate and generate student engagement in learning Physics. Despite the difficulties that occurred during the application, throughout the process we observed moments of cooperation between teammates and the teams' commitment to overcoming the challenges presented at the competition level. This context motivated students and favored the learning environment. This involvement was also noticed in the research carried out by students in solving the different problems presented, providing evidence of significant learning.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional para o ensino de conceitos de termodinâmica orientada pela metodologia da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL) e pelo enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). A dinâmica do trabalho consiste na apresentação de uma história inicial, acompanhada de um vídeo, que visa a imersão dos estudantes em uma situação problema que tem como foco as consequências da poluição causada por veículos movidos por motores à combustão nos grandes centros urbanos. Na sequência, os estudantes, organizados em equipes, participam de um jogo, denominado Rally da Física, em que serão estimulados a explorar diversos conteúdos associados às leis da termodinâmica e ao rendimento dos motores à combustão. No final, as equipes são convidadas a completar a história inicial, dando um desfecho ao problema apresentado. O produto educacional foi aplicado em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Consideramos que a escolha da metodologia da PBL foi satisfatória e que, aliada aos recursos lúdicos do jogo, permitiu que conseguíssemos motivar e gerar engajamento dos estudantes no aprendizado da Física. Apesar das dificuldades ocorridas durante a aplicação, observamos ao longo do processo momentos de cooperação entre os colegas de equipe e o empenho das equipes em superar os desafios apresentados em nível de competição. Esse contexto motivou os estudantes e favoreceu o ambiente de aprendizagem. Esse envolvimento também foi percebido nas pesquisas realizadas pelos estudantes na resolução dos diferentes problemas apresentados, fornecendo indícios de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPBLpt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectThermodynamicspt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleRally da física: uma abordagem problematizadora e lúdica do ensino de termodinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons