Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17415
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
theobaldotollendal.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : As imagens de Deus e Os Livros Negros de Jung
Autor(es): Tollendal, Theobaldo
Orientador: Lages, Sônia Regina Corrêa
Miembros Examinadores: Gross, Eduardo
Miembros Examinadores: Melo Junior, Walter
Resumo: Os Livros Negros foram assim chamados devido à cor dos diários particulares onde Carl Gustav Jung anotou as experiências íntimas que irromperam de seu inconsciente entre 1913 e 1932, através de um auto experimento com um método que ficaria conhecido como Imaginação Ativa. Estas vivências foram por ele consideradas a principal fonte de inspiração para as ideias originais que resultaram em seu desenvolvimento teórico posterior. Pretende-se apresentar uma chave de leitura para Os Livros Negros, além de explorar sua influência na formulação teórica subsequente do autor, especialmente no que se refere à sua compreensão do termo Imagem de Deus e ao seu conceito de Imago Dei. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão integrativa de literatura, abrangendo não apenas Os Livros Negros e demais obras autobiográficas, mas também suas obras teóricas e estudos de comentadores especializados. Os principais personagens presentes na obra foram analisados em busca de indícios que apontassem para a ideia contida no conceito de Imago Dei, o que foi encontrado nas passagens com as figuras de Izdubar e Fanes. Os dois personagens aparecem como representações da divindade oriundas do inconsciente de Jung, imagens do Self em um aspecto numinoso.
Resumen : The Black Books were so named due to the color of the private diaries where Carl Gustav Jung wrote the intimate experiences that erupted from his unconscious between 1913 and 1932, through a self-experiment with a method that would become known as Active Imagination. These experiences were considered by him the main source of inspiration for the original ideas resulting in his later theoretical development. The objective is to provide a framework for understanding The Black Books and to explore its influence on the later theoretical developments of the author, particularly concerning his interpretation of the term Image of God and his concept of Imago Dei. A bibliographical research was carried out through an integrative literature review, covering not only The Black Books and other autobiographical works, but also his theoretical works and studies by specialized commentators. The main characters present in the work were analyzed to find evidences that pointed to the idea contained in the concept of Imago Dei, which was found in the passages with the figures of Izdubar and Fanes. Both characters appear as representations of divinity emanating from Jung's unconscious, images of the Self in a numinous aspect.
Palabras clave : Jung
Os Livros Negros
Imagem de Deus
Imago dei
Psicologia da religião
The black books
Image of God
Imago dei
Psychology of religion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17415
Fecha de publicación : 13-ago-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons