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Type: Dissertação
Title: Vinhetas, vermes e vestígios: as várias faces do fascismo na distopia de V de Vingança de Alan Moore e David Lloyd
Author: Assis, Vinicius Gonçalves Ribeiro de
First Advisor: Silva, Anderson Pires da
Referee Member: Martins, Anderson Bastos
Referee Member: Freesz, Luciana
Resumo: O principal objetivo da presente dissertação foi observar a relação que é estabelecida nos quadrinhos, da maneira que a arte e a cultura aparecem em contraposição a insurgência de um regime fascista, assim como a relação entre o fascismo e a perversão sexual. Dessa maneira, ao eleger-se a obra V de Vingança de Alan Moore e David Lloyd, foi-se necessário também trabalhar com autores que contemplassem questões pertinentes ao contexto histórico e cultural no qual a obra se encontra inserida. Foi importante, a priori, investigar brevemente as influências quadrinistas inerentes a obra, assim como o contexto das histórias em quadrinhos na década de 1980, que na luz de autores como Grant Morrison (2012), Greg Carpenter (2016) e Reed Tucker (2018), tornou a análise mais robusta. Também foi importante o uso de autores como Umberto Eco (2008) e Valmor Beltrame (2009), nesse caso para investigar aspectos únicos de V de Vingança, como a desconstrução de um modelo de herói, assim como os significados da utilização da máscara. Valendo-se de autores como Eric Hobsbawm (1995), para um contexto histórico geral e Brian Harrison (2010) e George Fry (2008) ao focar mais especificamente para a Inglaterra, foi possível construir um breve panorama do período. Concomitantemente, autores como Susan Sontag (1975) e Tzvetan Todorov (2007) contribuíram para a parte da análise que tangia a questão fascistas e os principais elementos do mesmo. Importantemente, destacaram-se também autores para compreensão dos elementos de fascismo e perversão sexual presentes na obra, tais como Georges Didi-Huberman (2011), Michel Foucault (2017), assim como a obra cinematográfica de Pier Paolo Pasolini (1975). Dessa maneira, como tal arcabouço teórico, tornou-se possível através da análise e leitura dos elementos históricos, alcançar com sucesso os objetivos propostos no que tangiam a procura por elementos de crítica ao fascismo insurgente nas políticas inglesas do períodos, além dos elementos de fascismo e perversão seuxal, assim como análise da (des)construção da figura do herói clássico e também a percepção das histórias em quadrinhos como um meio válido para a compreensão de características socioculturais relativas ao contexto no qual a obra se insere.
Abstract: The main goal of this dissertation was to observe the relationship established in comics, the way in which art and culture appear in opposition to the insurgency of a fascist regime, as well as the relationship between fascism and sexual perversion. Therefore, when choosing the work "V for Vendetta" by Alan Moore and David Lloyd, it was necessary to work with authors who addressed issues pertinent to the historical and cultural context in which the work is inserted. It was important, firstly, to briefly investigate the influences inherent to the work, as well as the context of comic books in the 1980s, which, in the light of authors such as Grant Morrison (2012), Greg Carpenter (2016) and Reed Tucker (2018) , making the analysis more robust. It was also relevant to use authors such as Umberto Eco (2008) and Valmor Beltrame (2009) to investigate unique aspects of "V for Vendetta", such as the deconstruction of a hero model, as well as the meanings of using the mask. Using authors such as Eric Hobsbawm (1995), for a general historical context, and Brian Harrison (2010) and George Fry (2008) when focusing more specifically on England, it was possible to construct a brief overview of the period. At the same time, authors such as Susan Sontag (1975) and Tzvetan Todorov (2007) contributed to the analysis that concerned the issue of fascists and the main elements of fascist regimes. Authors also stood out for understanding the elements of fascism and sexual perversion present in the work, such as Georges Didi-Huberman (2011), Michel Foucault (2017), as well as the cinematographic work of Pier Paolo Pasolini (1975). In this way, with this theoretical framework, it became possible, through the analysis and reading of historical elements, to successfully achieve the proposed objectives regarding the search for elements of criticism of the insurgent fascism in the English policies of the period, in addition to the elements of fascism and sexual perversion, as well as the analysis of the (de)construction of the figure of the classic hero and also the perception of comic books as a valid means for understanding sociocultural characteristics related to the context in which the work is inserted. And so, the work was able to conclude that the issues of criticism of fascism present in V for Vendetta are pertinent, especially since they denounce elements of the period itself and bring us a vivid reminder that fascism persisted and still persists even decades after the end of the Second World War.
Keywords: Histórias em quadrinhos
Fascismo
Sexualidade
Perversão sexual
Guerra Fria
Comics
Fascism
Sexuality
Sexual perversion
Cold War
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17402
Issue Date: 21-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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