https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1738
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
deboraalbinomendoncabernardes.pdf | 976.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão: o caminho para mudança |
Autor(es): | Bernardes, Débora Albino Mendonça |
Primeiro Orientador: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Membro da banca: | Teixeira, Evandro Camargos |
Membro da banca: | Polon, Thelma Lucia Pinto |
Resumo: | Este trabalho visou investigar e explicar a revitalização, na área pedagógica e administrativa, no período de 2003 a 2006, de duas unidades escolares da cidade de Resende – RJ. Ambas as unidades atendiam alunos oriundos da periferia, e que viviam em zona de grande desigualdade social e violência. Estas características foram interpretadas por muito tempo como prováveis fatores para recusa dos responsáveis em matricular seus filhos nestas unidades escolares, levando a diminuição contínua do número de alunos. Uma consequência do baixo número de alunos foi o quase fechamento ou entrega do prédio para o poder público municipal. Tal contexto estimulou o interesse em explicar como e por que as referidas escolas deixaram de ser recusadas pela comunidade e passaram a ser reconhecidas como boas escolas. A ênfase esteve no modelo de gestão adotado para esta transformação. Duas questões nos nortearam: quais foram as parcerias firmadas durante este processo e seus impactos diretos? E quais mudanças foram necessárias no modelo de gestão? Nosso objetivo foi avaliar a gestão para produzir ações que consolidem o sucesso escolar. Sendo assim, este trabalho foi embasado através de pesquisa de campo, observação direta, aplicação de entrevistas e observação indireta, através de análise de registros e documentos dos colégios para buscar respostas para as questões centrais. Após trabalho de investigação, percebeu-se que o grande responsável pela reversão de desgaste da instituição escolar aconteceu por meio da implementação de novas práticas de gestão, com o foco principalmente nos aspectos financeiros, na captação de parcerias e no mapeamento de situação da escola para definir metas e objetivos para o futuro do colégio. Apoiando-se nesses resultados foi feita uma proposição da elaboração de um material a ser distribuído na rede, baseado na experiência de sucesso dessas duas escolas. |
Abstract: | This paper aims to investigate and to explain the revitalization in the area of teaching and administration, in the period from 2003 to 2006, of two school units in the city of Resende – RJ. Both units serve students from the periphery who live within an area of social inequality and violence. This feature has been long interpreted as probabily cause for parents refusing to enroll their children in these school units, what lead to a continuous decrease in the number of students. One consequence of the low number of students was that it nearly closed or permitted the return of the building to the municipal government. These characteristics have stimulated our interest in explaining how and why these schools are no longer rejected by the community and they began to be recognized as good schools. Our emphasis will be on the management model adopted for this transformation. Two questions guided us: What were the partnerships established during this process and their direct impacts? And what changes were needed in the management model? Our goal is to evaluate the management to promote actions that strengthen success at school. Thus, this work was supported by field research, direct observation, application of indirect observation and interviews, through the analysis of records and documents of the schools to seek answers to key questions. After research work, we realize that the most responsible for the reversal of the school wear came through the implementation of new management practices, focusing mainly on financial aspects, the attraction of partnerships and the mapping of the school situation for setting goals and objectives for the future of the school. Relying on these results, a proposition was made to prepare a material to be distributed on the network, based on the successful experience of these two schools. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Entropia negativa Parceria School management Negative entropy Partnership |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1738 |
Data do documento: | 19-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.